A rainha Elizabeth, monarca com o reinado mais longo do Reino Unido e figura central do país por sete décadas, morreu aos 96 anos, informou o Palácio de Buckingham nesta quinta-feira (8).
Confira algumas reações à notícia:
SECRETÁRIO-GERAL DA ONU, ANTÓNIO GUTERRES
“Como a chefe de Estado mais longeva e com o reinado mais longo do Reino Unido, a rainha Elizabeth 2ª era amplamente admirada por sua graça, dignidade e dedicação em todo o mundo. Ela foi uma presença tranquilizadora ao longo de décadas de mudanças radicais, incluindo a descolonização da África e Ásia e a evolução da Commonwealth.”
PRESIDENTE DOS EUA JOE BIDEN E JILL BIDEN
“Em um mundo em constante mudança, ela era uma presença constante e uma fonte de conforto e orgulho para gerações de britânicos, incluindo muitos que nunca conheceram seu país sem ela”, disseram em comunicado. “Seu legado será grande nas páginas da história britânica e na história do nosso mundo.”
PRIMEIRO-MINISTRO INDIANO, NARENDRA MODI
“Sua Majestade a rainha Elizabeth 2ª será lembrada como um dos pilares de nossos tempos. Ela forneceu uma liderança inspiradora para sua nação e seu povo. Ela personificava dignidade e decência na vida pública… Meus pensamentos estão com sua família e o povo do Reino Unido neste momento triste.”
PRIMEIRO-MINISTRO CANADENSE, JUSTIN TRUDEAU
“Foi com muito aperto no coração que ficamos sabendo do falecimento da soberana de reinado mais longevo do Canadá, Sua majestade a rainha Elizabeth 2ª. Ela era uma presença constante em nossas vidas –e seu serviço aos canadenses permanecerá para sempre uma parte importante da história do nosso país.”
PRESIDENTE DO CONSELHO EUROPEU, CHARLES MICHEL
“Nossos pensamentos estão com a família real e todos aqueles que lamentam a morte da rainha Elizabeth 2ª no Reino Unido e em todo o mundo. Uma vez chamada Elizabeth, a Firme, ela nunca deixou de nos mostrar a importância de valores duradouros em um mundo moderno com seu serviço e compromisso.”
CHEFE DE POLÍTICA EXTERNA DA UNIÃO EUROPEIA, JOSEP BORRELL
“O notável reinado da rainha Elizabeth 2ª acompanhou os principais eventos dos séculos 20 e 21. A UE presta homenagem à sua contribuição única para a construção da paz e da reconciliação. Embora sua perda seja sentida em todo o mundo, nossos pensamentos imediatos estão com sua família e as pessoas do Reino Unido.”
REI HOLANDÊS, WILLEM-ALEXANDER
“Nós lembramos da rainha Elizabeth 2ª com profundo respeito e enorme afeto. Firme e sábia, ela dedicou sua longa vida a servir o povo britânico. Sentimos um forte vínculo com o Reino Unido e sua família real e compartilhamos sua tristeza neste momento.”
A CASA REAL NORUEGUESA
“A família real está profundamente triste ao receber a notícia de que Sua Majestade a rainha Elizabeth 2ª faleceu”.
PRESIDENTE ALEMÃO, FRANK-WALTER STEINMEIER
“A rainha Elizabeth 2ª foi uma mulher que moldou o século. Ela testemunhou e escreveu a história contemporânea.”
PRIMEIRO-MINISTRO ITALIANO, MARIO DRAGHI
“A rainha Elizabeth foi uma peça importante na história mundial nos últimos 70 anos. Ela representou o Reino Unido e a Commonwealth com equilíbrio, sabedoria, respeito pelas instituições e pela democracia. Ela tem sido o mais amado símbolo de seu país e conquistou respeito, carinho e sentimentos calorosos em todos os lugares. Ela garantiu estabilidade em tempos de crises e manteve vivo o valor da tradição em uma sociedade em constante e profunda evolução.”
PRESIDENTE FRANCÊS, EMMANUEL MACRON
“Sua Majestade a rainha Elizabeth 2ª incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Me recordo dela como uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma marca duradoura em seu país e em seu século.”
VICE-PRESIDENTE DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS, XEIQUE MOHAMMED BIN RASHID AL MAKTOUM
“Nós nos juntamos ao mundo no luto pelo falecimento de sua majestade a rainha Elizabeth, um ícone global que representou as melhores qualidades de sua nação e de seu povo. Sua incrível vida de serviço e dever para com o Reino Unido é inigualável em nosso mundo moderno.”
PRESIDENTE UCRANIANO, VOLODYMYR ZELENSKIY
“É com profunda tristeza que tomamos conhecimento da morte de sua majestade a rainha Elizabeth 2ª. Em nome do povo ucraniano, apresentamos as sinceras condolências à @famíliareal, a todo o Reino Unido e à Commonwealth por esta perda irreparável. Nossos pensamentos e orações estão com vocês.”
(Compilado por Alison Williams)