terça-feira 19 de novembro de 2024
Foto: PR/Alan Santos/Arquivo
Home / DESTAQUE / Políticos criticam decisão do TSE e relembram motociatas de Bolsonaro
domingo 27 de março de 2022 às 15:29h

Políticos criticam decisão do TSE e relembram motociatas de Bolsonaro

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de vetar atos políticos no Lollapalooza foi criticada por diversos políticos nas redes sociais. O Tribunal considerou que a cantora Pabllo Vittar fez campanha antecipada para o ex-presidente Lula (PT) ao abraçar uma bandeira do petista e se manifestar contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com UOL, quem acionou o TSE contra a artista e o festival foi o PL, partido de Bolsonaro. Mais cedo, a sigla promoveu um evento com a presença do presidente. A princípio, foi divulgado que se tratava do lançamento da sua pré-candidatura; depois, para não correr o risco de ser acionado por propaganda antecipada, o partido disse que se tratava de um evento para celebrar as filiações da sigla.

Nas redes sociais, a decisão do TSE e o evento de Bolsonaro foram mencionados por diversos políticos, que questionaram a legalidade da proibição de manifestações políticas em um evento privado. O presidenciável Ciro Gomes (PDT), em seu Twitter, marcou alguns dos artistas que se apresentarão hoje e pediu que eles contrariem a Corte e se manifestem contra Bolsonaro.

Alô Djonga, @planethemp, @emicida, @amarinasena, @gloriagroove, mais do que nunca hoje é dia de ser Rebelde. Com muita esperança estarei grudado na TV! #ForaBolsonaro pic.twitter.com/hRovFmSETm

— Ciro Gomes (@cirogomes) March 27, 2022

Presidente do Cidadania, Roberto Freire observou que a decisão do TSE fere o direito da liberdade de expressão:

Essa decisão monocrática de ministro do TSE deve ser derrubada em respeito a nossa Constituição que garante a liberdade de expressão.Parece-me um decisão estulta. https://t.co/4emzT2ZNz9

— Roberto Freire (@freire_roberto) March 27, 2022

Outros políticos, como o senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Humberto Costa (PT-PE), questionaram o TSE sobre atos anteriores de Bolsonaro que podem configurar propaganda antecipada, como as motociatas do presidente:

Caríssimo Ministro Raul Araújo do TSE, por acaso o fato abaixo não caracterizaria campanha antecipada e ofensa à democracia? Ou o martelo do julgamento só pesa contra as manifestações do Lollapalooza?

Em evento, Bolsonaro elogia Ustra e diz que https://t.co/DKzo2MeLPN

— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) March 27, 2022

Ano passado, acionei o MPF denunciando campanha eleitoral antecipada de Bolsonaro, com dinheiro público, nas motociatas. Até hoje, só recebi silêncio. Agora, o TSE decide que manifestações políticas espontâneas em um festival de música são proibidas. O nome disso é censura.

— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) March 27, 2022

Em Manaus há uma empresa que faz campanha antecipada a Bolsonaro desde que ele tomou posse em 2019, com outdoors, backdrops e cartazes gigantescos de culto à personalidade ao presidente.

Para o TSE, isso não é grave, e sim críticas em um festival de música.

— Zé Ricardo (@ZeRicardoAM) March 27, 2022

Vejam só, o ministro Raul Araújo do TSE, que classificou como propaganda eleitoral as manifestações dos artistas no Lollapalooza, no mês passado negou liminar do PT para retirar outdoors criminosos de Bolsonaro. Mais um juiz parcial discípulo deste desgoverno e aluno de Moro.

— Zeca Dirceu (@zeca_dirceu) March 27, 2022

Qual é o critério @TSEjusbr? pic.twitter.com/i0miizSk76

— Rogério Carvalho (@SenadorRogerio) March 27, 2022

Locutor de rodeio com Bolsonaro o @TSEjusbr ñ tá vendo os crimes eleitorais, mas a @pabllovittar https://t.co/wHCaWwcroK

— Maria do Rosário (@mariadorosario) March 27, 2022

Inacreditável a decisão do TSE de censurar artistas de se manifestarem no Lollapalooza. Manifestação de opinião não é propaganda eleitoral. Onde está à liberdade de expressão? Vamos continuar dizendo FORA BOLSONARO em todos os espaços. Não irão nos calar!

— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) March 27, 2022

Motociata; inauguração de passarela; e outros atos de Bolsonaro patrocinados com dinheiro público e o TSE não fez nada. Bastou a Pablo Vittar e outros artistas aporairem o Lula, num evento particular, para vir a censura. Quero ver o TSE impedir do público gritar #forabolsonaro

— Jilmar Tatto (@jilmartatto) March 27, 2022

Entramos em fevereiro com duas denúncias de campanha antecipada. Uma contra o ministro da Justiça e outra contra o Bolsonaro que fez palanque em Rio Preto com transmissão pela TV Brasil. A celeridade do TSE no Lollapalloza contrasta com sua morosidade quando se trata do Bozo.

— Ivan Valente (@IvanValente) March 27, 2022

A decisão do TSE de censurar os artistas remonta o autoritarismo da ditadura e é completamente arbitrária, já que Bolsonaro nunca foi punido por fazer campanha antecipada. Mas de nada adiantará essa tentativa de mordaça. Não há canetada de juiz que cale a vontade do povo.

— Humberto Costa (@senadorhumberto) March 27, 2022

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) mencionou que o ministro Raul Araújo, responsável pela decisão do TSE, manteve outdoors pró-Bolsonaro mesmo após manifestações de outros partidos.

Quer dizer que o Ministro do TSE que proibiu atos no Lolla, é o mesmo que manteve os outdoors pró-Bolsonaro após PT pedir retirada?

Ata.

— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) March 27, 2022

Veja também

Número de falências no Brasil tem alta de 50% em um ano, aponta Serasa Experian

Em outubro deste ano o número de falências saltou 50,8% ante igual mês do ano anterior, saindo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!