quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Home / DESTAQUE / Políticos baianos usam aeroporto clandestino em Brasília; veja as fotos
domingo 29 de setembro de 2019 às 11:51h

Políticos baianos usam aeroporto clandestino em Brasília; veja as fotos

DESTAQUE, POLÍTICA


Aécio, Lobão, Kassab também utilizam a pista sem cobranças e nem fiscalização para chegar ou deixar a capital federal

As imagens publicadas pelo site O Antagonista mostram o deputado Fernando Bezerra Filho (DEM-PE) e o senador Jaques Wagner (PT-BA), respectivamente, momentos antes do embarque e instantes depois do desembarque em jatinhos particulares em uma pista clandestina nos arredores de Brasília. Segundo publicação, o ex-ministro e ex-deputado Geddel Vieira Lima, aquele do bunker de 51 milhões de reais descoberto pela Polícia Federal em Salvador, era frequentador assíduo do aeródromo ilegal:

E a prática não é exclusiva desses parlamentares. O aeroporto ilegal virou moda entre os poderosos de Brasília.

A história da “Pista pirata” parece bem brasileira.

Representantes do povo usam uma pista ilegal e, assim, conseguem escapar da cobrança de seus eleitores.

Dali, partem em jatinhos avaliados entre 8 e 20 milhões de reais.

Algumas aeronaves são propriedades dos próprios políticos; outras pertencem a empresários amigos.

Leia a seguir dois trechos da reportagem.

O primeiro descreve o local da pista ilegal, a 35 quilômetros do Congresso…

Para quem quer discrição, o aeroporto clandestino é perfeito. Também por isso, virou moda. Políticos e empresários têm recorrido cada vez mais às facilidades do terminal pirata. Sem pagar taxas aeroportuárias ou se submeter ao olhar de fiscais da Receita ou mesmo a simples aparelhos de raios-x, tripulantes e passageiros levam e trazem o que querem. A única portaria, com um vigilante particular (e desarmado), serve só para anotar as placas dos carros que entram e saem. Nenhum deles é revistado…

…o segundo apresenta alguns dos poderosos usuários do aeroporto ilegal:

Donos e funcionários de alguns desses hangares contaram a revista Crusoé ter como clientes fiéis o deputado federal Aécio Neves, do PSDB de Minas, o ex-ministro Gilberto Kassab, do PSD de São Paulo, e o também ex-ministro Edison Lobão, do MDB maranhense. Aécio e Kassab voam em jatos de amigos. Já a família Lobão tem dois aviões próprios, um Twin Commander com dez assentos e um Piper, com seis. Antes de ser preso, o ex-ministro e ex-deputado Geddel Vieira Lima, aquele do bunker de 51 milhões de reais descoberto pela Polícia Federal em Salvador, era frequentador assíduo do aeródromo ilegal…

A reportagem mostra muito mais. Detalhes dos embarques e desembarques e até o uso de dinheiro público ali. Tudo fruto do trabalho investigativo do repórter Renato Alves.

Seis aeródromos

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Distrito Federal tem seis aeródromos, principalmente pistas de pouso em áreas rurais. O Aeródromo Botelho, cuja a foto ilustra destaque dessa matéria, tem a maior pista entre eles, seguido pela área de pousos e decolagens instalado na Fazenda Lamarão, com 1,5 mil metros de comprimento.

Segundo reportagem publicada pelo jornal Correio Braziliense no inicio do ano, a chácara, às margens da DF-251, foi arrendada em 1982 para atividades rurais ao produtor José Ramos Botelho, que mantinha uma fazenda de gado no local. No início dos anos 2000, a família Botelho construiu e registrou uma pista de pouso para uso próprio. Diante da demanda de aeronaves, os ocupantes da área ampliaram a estrutura e expandiram o uso da pista de pousos e decolagens. Em 2013, quando o Correio revelou o empreendimento, o Aeródromo Botelho tinha 65 hangares. Hoje, são mais de 100 espaços para a guarda de aviões de pequeno porte. A pista do terminal tem 1,7 mil metros de comprimento — o equivalente à área de pouso de Congonhas. O futuro Aeroporto Executivo de Brasília abriga mais de 250 aeronaves, avaliadas em até R$ 20 milhões.

Veja também

Pablo Marçal posta encontro com Trump: ‘Salve o Brasil’; veja vídeo

Pablo Marçal (PRTB) pediu para que Donald Trump “salve o Brasil”. O momento foi compartilhado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!