Os prefeitos baianos são a mais nova mira dos cibercriminosos. Também conforme apurou #Acesse Política, diversos deputados estaduais e federais, que preferiram manter em sigilo, sofreram golpes de extorsão utilizando seus nomes. Segundo o jornal Correio, só nesse mês de julho, entre os dias 19 e 26, ao menos seis prefeitos e um vereador tiveram os nomes e fotos utilizados por bandidos para aplicar golpes ou as contas do WhatsApp clonadas. Aproveitando da influência que eles têm em suas cidades, os golpistas tentam se passar pelos políticos para conseguir extorquir dinheiro de comerciantes e populares.
Foi o que quase acontecia em Nova Soure, cidade governada por Luis Cassio De Souza Andrade, o Cassinho (PSD). No último sábado (24), alguém utilizando o número de DDD 87, próprio da macrorregião de Petrolina (PE), enviou mensagens no WhatsApp para diversos comerciantes da cidade solicitando serviços. No perfil da conta apareciam a foto e o nome do prefeito, dando a entender que ele tinha trocado de número recentemente.
“É um número estranho, de um DDD que não é da nossa região. Ele liga para o comerciante, pede uma pizza, por exemplo, e tenta dar o golpe pedindo para transferir algo no nosso nome”, diz Cassinho, que ficou revoltado com essa situação.
“Dá uma sensação de impotência, pois eu não consigo ter controle sobre isso. Me sinto usado. O que eu fiz foi alertar as pessoas para não caírem nesse golpe. Sempre tive o mesmo número e não vou trocar”, afirma.
Ninguém de Nova Soure revelou ter transferido algum dinheiro, o que pode ter feito com que o criminoso não se contentasse apenas com essa cidade. No mesmo dia, ele trocou o nome do perfil do WhatsApp para Marquinhos do Itapicuru, como é conhecido Jose Marques Dos Reis (PDT), o prefeito de Cipó, cidade localizada a 16 quilômetros de Nova Soure, ambas no Nordeste de Bahia. A foto do perfil também foi mudada para a do gestor cipoense e a tentativa de golpe foi a mesma.
“Mandaram mensagens para disk gelada, lanchonete, bar e para pessoas inclusive pedindo dinheiro”, revelou Arminda Miranda, filha do prefeito e responsável por administrar as redes sociais do gestor. Ela se diz surpresa com a audácia dos bandidos. “Chega a ser contraditório o prefeito pedir dinheiro emprestado para alguma pessoa, né? Sorte que o povo tem contato muito fácil com ele e logo ficamos sabendo de tudo”, disse.