Diversos políticos baianos prestaram homenagens à memória do advogado Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, que faleceu nesta última terça-feira (25), vítima de câncer.
Segundo a família, ele realizou um transplante de medula no Hospital Sírio-Libanez, em São Paulo, mas ficou a imunidade baixa e sofreu com uma infecção. Ele deixa esposa e dois filhos.
Sua jornada foi marcada por atuações em causa humanistas e na militância com o Partido dos Trabalhadores, estudantes e sindicalistas desde o período da ditadura militar. Ele foi deputado constituinte e reeleito por duas vezes.
“Com muita tristeza, eu e Fátima recebemos a notícia da morte do querido amigo Sigmaringa Seixas, o nosso SIG. Ser humano exemplar na disposição permanente de ajudar ao próximo e, particularmente, a todos os amigos. Nosso fraterno abraço à Marina e a toda família”, escreveu Jaques Wagner – senador eleito pela Bahia (PT) – em mensagem no Twitter.
A deputada federal reeleita Alice Portugal (PCdoB-BA) também se referiu ao advogado pelo apelido carinhoso que recebeu dos amigos. “Meu adeus a Sigmaringa Seixas, o querido Sig. Jurista competente, deputado atuante, personalidade generosa”.
O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), emitiu nota de pesar com a recordação de quando atuou no Legislativo federal com Sigmaringa.
“Registro aqui minha tristeza e lamento pelo falecimento, nesta terça-feira (25) em São Paulo, aos 74 anos, do meu amigo e ex-deputado Federal Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, com o qual tive o privilégio e a satisfação de conviver na câmara de deputados […] O Brasil perde um homem integro e comprometido com a democracia e com o país”, publicou no Twitter.
Benito Gama, deputado federal não reeleito (PTB-BA), também recordou sua convivência em Brasília com o jurista. “O Brasil perdeu hoje um grande brasileiro: Sigmaringa Seixas, advogado, membro do congresso nacional, grande e leal amigo de todos os momentos. Deixa um legado de carinho, respeito e amizade a todos que conviveram com ele. Muito triste. Que Deus o receba como ele merece”.
Após o anúncio do falecimento, o presidente Michel Temer (MDB) registrou sentimentos de pesar à família e lamentou a despedida de Sigmaringa.
“Lamento imensamente a morte do grande advogado e homem público, Sigmaringa Seixas, um lutador pela democracia brasileira. Meus sentimentos de pesar à família e amigos”.
Velório e sepultamento
O corpo de Sigmaringa será velado em Brasília a partir das 8h desta quarta-feira (26), no cemitério Campo da Esperança, com sepultamento previsto para as 16h30.