quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Políticos baianos lamentam a morte de Jorge Portugal
segunda-feira 3 de agosto de 2020 às 21:57h

Políticos baianos lamentam a morte de Jorge Portugal

NOTÍCIAS


Políticos baianos lamentaram a morte do ex-secretário de Cultura e professor, Jorge Portugal, nesta segunda-feira (3). Ele foi internado nesta tarde em estado grave, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). A morte foi confirmada pela assessoria do hospital em decorrência de falência cardíaca aguda.

“Imensamente entristecidos, lamentamos a morte do ex-secretário de Cultura de Estado Jorge Portugal. Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, todos exercidos com a energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta. Era, antes de tudo, um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista. Como diz um dos seus versos: “Uma nação diferente, toda prosa e poesia, tudo isso finalmente, só se vê, só se vê na Bahia”, lamentou o governador Rui Costa (PT) no seu Instagram.

“Jorge Portugal era um amigo querido, com quem tive o imenso prazer de trabalhar na política e conviver na vida. Aos familiares e amigos, meus mais profundos sentimentos por este momento de pesar. Portugal deixa um legado para a língua portuguesa, pelo acesso democrático à educação e para a cultura baiana”, afirmou o vice-governador João Leão (Progressistas) em nota enviada ao #Acesse Política.

“É sempre uma triste notícia perder um amigo, mas ainda é mais chocante perder a inteligência e o brilho de uma pessoa como o santamarense Jorge Portugal, que nos deixa aos 63 anos, e que faria aniversário depois de amanhã, ainda com uma enorme perspectiva de nos brindar com mais produtos culturais, como literatura e música, além do professor que encantou diversas gerações estudantis com as suas aulas lúdicas e animadas. Estou muito abalado com a notícia que acabo de receber e, nesse momento, só posso externar o meu abraço solidário aos familiares, nas pessoas de seus filhos, Thiago, Caetano Ignácio e Bárbara Bela”, lamentou Nelson Leal (PP), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.

“A Bahia e o Brasil perderam um grande mestre da língua portuguesa, responsável pela formação de milhares de estudantes, a quem generosamente ele entregava os seus conhecimentos para que conseguissem passar no vestibular e entrar na faculdade, quero manifestar a minha solidariedade aos seus familiares e amigos”, escreveu o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM).

“Cabe a nós lamentar e solidarizar com a família, amigos e fãs de Jorge espalhados pelo Brasil, por essa perda irreparável e precoce. Portugal era fonte inesgotável de intelectualidade e respirava cultura. Obrigado, Jorge por tantas obras em favor de nosso povo”, disse Geraldo Júnior (MDB), presidente da Câmara Municipal de Salvador.

Veja também

Oscar 2025: 53 brasileiros participam da votação; saiba como funciona a maior premiação do cinema

A votação nas 23 categorias do Oscar começa segundo Raquel Pinheiro, da Quem, no dia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!