domingo 17 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Políticos baianos lamentam a morte de Jorge Portugal
segunda-feira 3 de agosto de 2020 às 21:57h

Políticos baianos lamentam a morte de Jorge Portugal

NOTÍCIAS


Políticos baianos lamentaram a morte do ex-secretário de Cultura e professor, Jorge Portugal, nesta segunda-feira (3). Ele foi internado nesta tarde em estado grave, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). A morte foi confirmada pela assessoria do hospital em decorrência de falência cardíaca aguda.

“Imensamente entristecidos, lamentamos a morte do ex-secretário de Cultura de Estado Jorge Portugal. Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, todos exercidos com a energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta. Era, antes de tudo, um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista. Como diz um dos seus versos: “Uma nação diferente, toda prosa e poesia, tudo isso finalmente, só se vê, só se vê na Bahia”, lamentou o governador Rui Costa (PT) no seu Instagram.

“Jorge Portugal era um amigo querido, com quem tive o imenso prazer de trabalhar na política e conviver na vida. Aos familiares e amigos, meus mais profundos sentimentos por este momento de pesar. Portugal deixa um legado para a língua portuguesa, pelo acesso democrático à educação e para a cultura baiana”, afirmou o vice-governador João Leão (Progressistas) em nota enviada ao #Acesse Política.

“É sempre uma triste notícia perder um amigo, mas ainda é mais chocante perder a inteligência e o brilho de uma pessoa como o santamarense Jorge Portugal, que nos deixa aos 63 anos, e que faria aniversário depois de amanhã, ainda com uma enorme perspectiva de nos brindar com mais produtos culturais, como literatura e música, além do professor que encantou diversas gerações estudantis com as suas aulas lúdicas e animadas. Estou muito abalado com a notícia que acabo de receber e, nesse momento, só posso externar o meu abraço solidário aos familiares, nas pessoas de seus filhos, Thiago, Caetano Ignácio e Bárbara Bela”, lamentou Nelson Leal (PP), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.

“A Bahia e o Brasil perderam um grande mestre da língua portuguesa, responsável pela formação de milhares de estudantes, a quem generosamente ele entregava os seus conhecimentos para que conseguissem passar no vestibular e entrar na faculdade, quero manifestar a minha solidariedade aos seus familiares e amigos”, escreveu o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM).

“Cabe a nós lamentar e solidarizar com a família, amigos e fãs de Jorge espalhados pelo Brasil, por essa perda irreparável e precoce. Portugal era fonte inesgotável de intelectualidade e respirava cultura. Obrigado, Jorge por tantas obras em favor de nosso povo”, disse Geraldo Júnior (MDB), presidente da Câmara Municipal de Salvador.

Veja também

Fracasso nas eleições planta semente da discórdia entre partidos de esquerda

O PT defendia até pouco meses atrás a regulamentação dos motoristas e entregadores de aplicativo. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!