segunda-feira 30 de dezembro de 2024
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, em entrevista a jornalistas anunciando nova regra fiscal do governo Lula, em Brasília (DF) - Foto: Diogo Zacarias - 30.mar.2023/Ministério da Fazenda
Home / DESTAQUE / Política econômica de Lula 3 não é nem a cara de Palocci nem a de Dilma
domingo 2 de abril de 2023 às 15:19h

Política econômica de Lula 3 não é nem a cara de Palocci nem a de Dilma

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo artigo de Celso Rocha de Barros, da Folha, esse novo arcabouço fiscal mostrou que Lula-3 não é nem Lula-1 nem Dilma-1. É um governo que reconhece a necessidade de equilibrar as contas, mas vai tentar fazer isso gradualmente. Pode dar certo, pode dar errado, mas não há nada de maluco sendo proposto.

A boa notícia é que, pelos cálculos do economista Felipe Salto, ex-presidente da Instituição Fiscal Independente, a nova regra terá um efeito importante na evolução da relação dívida/PIB nos próximos anos.

Em uma entrevista para o site Brazil Journal, Salto afirmou que, em suas projeções anteriores, a relação dívida/PIB tinha tendência crescente chegando a 95,3% em 2032. Se a nova regra for aplicada, a projeção mostra esse número se estabilizando já em 2026-7.

Isto é, a nova regra, se for aplicada direito, deve evitar que a dívida pública brasileira saia de controle. Em condições normais, isso fará os juros caírem.

A má notícia é que, para cumprir a meta anunciada de zerar o déficit em 2024, serão necessárias medidas para aumentar a arrecadação. Enquanto essas medidas não forem anunciadas, permanecem dúvidas sobre a viabilidade dessas metas.

Resumindo, as chances da dívida não explodir no médio prazo melhoraram, mas as chances de o governo atingir os objetivos que propôs para si mesmo no curto prazo continuarão difíceis de calcular até que o pacote inteiro de medidas seja divulgado.

E as metas de curto prazo são balizas importantes: o governo investiu capital político ao anunciá-las, perderá se não as atingir. Se o PT pretende ser governo mais vezes no futuro, não deve desperdiçar credibilidade, como desperdiçou no primeiro governo Dilma.

Afinal, a proposta do governo Lula é uma boa sinalização para um horizonte mais longo: o governo de esquerda brasileiro está disposto a manter a trajetória da relação dívida/PIB sob controle impondo limites à sua própria capacidade de gastar os ganhos de arrecadação futuros.

Isso é um passo modesto, mas importante, diz Celso Rocha de Barros, da Folha, em direção ao ideal de partidos sólidos que se veem como sócios de longo prazo da democracia. O PT sinaliza que tem algum interesse na saúde financeira do Estado cujo comando pretende disputar, às vezes ganhando, às vezes perdendo, por muitos anos.

Ainda há muito a caminhar nesse sentido, mas o que Lula propôs na quinta-feira foi um bom começo e deve ser visto em comparação com o que fizeram os governos de direita recentes.

A principal diferença entre o arcabouço fiscal de Lula e o teto de gastos de Temer é que Temer não limitou a si mesmo. O teto de gastos foi aprovado para o governo seguinte, que, por ainda não existir, não teve como reclamar na época em que o teto foi criado. Assim que o teto foi aplicado a um governo que existia —o governo Bolsonaro— o teto morreu, com ministro Chicago boy e tudo.

Ao contrário de Temer, Lula está aplicando um limite a si mesmo. Seria surpreendente se o limite aplicado por Lula a si mesmo não fosse mais flexível do que o limite aplicado por Temer a outras pessoas.

A política econômica de Lula 3 vai ganhando cara, para além do ruído dos últimos meses. Não é nem a cara de Antônio Palocci nem a de Dilma Rousseff. A equipe econômica até lembra a aliança PT/PSDB sonhada por Palocci. Mas as circunstâncias políticas são ainda piores do que as enfrentadas por Dilma.

Veja também

Débora Regis anuncia os nomes dos seus secretários

Os bastidores da política em Lauro de Freitas, cidade na região metropolitana de Salvador, está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!