A edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial do Estado (DOE) da Bahia trouxe as promoções de 212 oficiais da Polícia Militar (PM-BA), para os cargos de Coronel, Major e Capitão. No decreto assinado pelo governador Rui Costa (PT), as nomeações foram autorizadas por antiguidade ou merecimento dos policiais, publicou o portal BNews.
Conforme o Estatuto da PM-BA, o acesso na hierarquia é fundamentado principalmente no desempenho profissional e valor moral, sendo seletivo, gradual e sucessivo. As promoções são em conformidade com a legislação, de modo a obter-se um fluxo ascensional regular e equilibrado de carreira.
Confira aqui quem são os oficiais
Ainda conforme o BNews, a carreira de Oficial na PM-BA começa pelo Curso de Formação de Oficiais (CFO). Ao concluí-lo, o Aspirante passa por um estágio supervisionado e, alcançando os índices necessários para a sua promoção a 1º Tenente, é promovido após um ano de aspirantado. Para a promoção aos outros postos o Oficial deverá cumprir um período mínimo no posto que é conhecido como interstício.
Acima do posto de 1º Tenente PM está o posto de Capitão PM. Em seguida há o posto de Major PM e por fim, Tenente-Coronel PM, última patente antes de Coronel.