O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), foi condecorado nesta última segunda-feira (19), em cerimônia realizada no Auditório Jornalista Jorge Calmon, com a Medalha da Aviação Policial Militar, em comemoração aos 16 anos do Grupamento Aéreo (Graer).
Ao todo foram homenageadas 251 pessoas, entre militares das Forças Armadas, policiais federais e civis, convidados militares, representantes da sociedade civil organizada e políticos. A Medalha da Aviação Policial Militar, instituída por decreto do governador do Estado, foi entregue para 208 pessoas. A deputada Ivana Bastos (PSD) disse estar honrada com a distinção, destacando a parceria que a unidade da PM tem com a Chapada Diamantina, “região onde presta um excelente trabalho, cumprindo o seu papel no salvamento de pessoas que participam de trilhas do turismo ecológico”. A Polícia Militar concedeu também a medalha ao deputado Bobô (PC do B), que elogiou o trabalho da unidade e garantiu que vai continuar na ALBA buscando fortalecer as ações do Graer e da PM. “Que vocês sigam voando, protegendo e salvando vidas”, desejou o parlamentar comunista. O deputado federal Otto Filho (PSD), um dos condecorados, renovou o respeito que tem aos valores e a missão da Polícia Militar, acrescentando que vai continuar destinando recursos financeiros para a corporação via emenda pessoal de bancada. A Moeda da Aviação Policial Militar, conhecida como Challenge Coin, foi entregue para 43 homenageados. É uma tradição que tem origem na Roma Antiga, quando os soldados – considerados merecedores- recebiam as moedas como recompensa pelo desempenho. A programação da cerimônia também incluiu a entrega do Cachecol de Voo a três oficiais (um major e dois capitães) que ascenderam, passando a ser comandantes de helicóptero.
Com sede no Aeroporto Internacional de Salvador, o Grupamento Aéreo foi criado em 8 de novembro de 2006 e tem como principal objetivo atuar em ocorrências de alta complexidade, com apoio da Polícia Militar de uma forma mais especializada, utilizando aviões e helicópteros. “Nesses 16 anos, voamos 20 mil horas, temos 15 mil missões executadas na capital e no interior e já salvamos mais de 800 vidas em perigo, em situação crítica”, orgulha-se o comandante do Graer, tenente-coronel PM Wolney Anderson Santos de Almeida. Para o militar, a unidade aérea, nesse tempo, foi muito vitoriosa, mas projeta um crescimento ainda maior, “adquirindo mais aeronaves, formando mais efetivo de pessoal, sendo uma força a serviço do cidadão”. No breve pronunciamento que fez, o tenente-coronel Wolney lembrou do lema do Graer ” Voar, Proteger, Salvar” e explicou os três pilares da unidade que comanda: a valorização das pessoas, a capacitação pelo treinamento e a tradição bicentenária da Polícia Militar.
Já o comandante-geral da PM, coronel PM Paulo Coutinho, salientou que a unidade – que pode ser acionada pela população através do número 190 – presta um serviço de excelência à corporação, com um modal aeronáutico que atua efetivamente salvando vidas e dando suporte às tropas em operações. “Temos lá vinte pilotos e cinco aeronaves, com uma unidade de sucesso pleno, e que cada vez mais estamos formando e capacitando para servir à sociedade baiana”, declarou. Entre as diversas autoridades, marcaram presença o coronel PM Maurício Costa, chefe da Casa Militar, representando o governador Rui Costa, além do brigadeiro-do-ar, Marcelo Moreno, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que fez a saudação ao Pavilhão Nacional. Integrantes da Banda de Música da PM Maestro Wanderley também participaram da solenidade em homenagem ao grupamento que também é responsável por ações de inteligência no combate ao crime, cumpre mandatos judiciais, faz escolta de presos e até transporta órgãos humanos para hospitais.