A Polícia Federal reforçará a segurança do segundo da eleição em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Uma das ações será o envio do Grupo de Pronta Intervenção, o GPI, um grupo tático da corporação que atua em situações de crise e operações de alto risco.
A cidade foi uma das poucas visitadas por Lula da Silva (PT) na campanha do segundo turno. O presidente participou de um comício do candidato à prefeitura da cidade Luiz Caetano (PT). No primeiro turno, o petista teve 49,52% dos votos contra o adversário Flávio Mattos (União Brasil), que teve 49,17 %.
Camaçari foi apontada como a segunda cidade mais violenta do Brasil em 2023, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Além disso, o município tem apresentado episódios de violência motivados pelas eleições. Muitos afirmaram que facções, entre elas o Comando Vermelho, não deixava outro candidato fazer campanha se não fosse do PT.
As polícias baianas também vão reforçar a atuação na cidade com 1,3 mil profissionais nas ruas e 50 câmeras de monitoramento.
O grupo que vencer em Camaçari, pode chegar mais forte em 2026 pelo governo do estado. Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Vitória da Conquista foram vencidos pelos candidatos de ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil.