Nesta última segunda-feira (30), em ação conjunta entre a Polícia Federal e o Ministério Público da Bahia (MP-BA), foi realizada a prisão de um homem investigado por tráfico de armas, drogas e lavagem de capitais. O líder da facção estava impedindo que candidatos que não fossem do PT de realizarem campanha no bairro. Diversos candidatos a vereador de outros partidos que residem na região, acabaram desistindo do pleito, diz imprensa local.
A prisão aconteceu na residência do acusado, em uma operação integrada com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MP-BA, da Polícia Militar da Bahia, por meio de seu Sistema de Inteligência, Rondesp da Região Metropolitana de Salvador e da 52ª CIPM, além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia (FICCO/BA).
De acordo também com outras investigações, o denunciado era um dos principais responsáveis pelo abastecimento de armas, drogas e produtos químicos controlados (utilizados na produção de entorpecentes). Ele seria fornecedor para diversas facções do crime organizado.
O acusado tem registro de prisão anterior, em 2020, e também responde por outros crimes, incluindo estelionato e uso de documentação falsa. Em nome do detido existiam dois mandados de prisão em aberto, expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem de Capitais.