Na manhã desta segunda-feira (30), a Polícia Federal prendeu um homem apontado como líder de uma facção criminosa que atua em Salvador e Lauro de Freitas. A prisão ocorreu durante uma operação integrada entre a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Polícia Militar da Bahia.
O acusado é investigado por envolvimento no tráfico de armas, drogas e lavagem de capitais, sendo considerado um dos principais fornecedores de entorpecentes e armas para outras facções criminosas na região.
O grupo criminoso comandado pelo detido atuava em bairros como Nordeste de Amaralina, em Salvador, e Portão, em Lauro de Freitas. De acordo com as investigações, ele desempenhava um papel central no abastecimento de armas, drogas e produtos químicos controlados, utilizados na produção de entorpecentes. As investigações apontam que o acusado fornecia materiais para diversos grupos do crime organizado.
Além disso, o preso já havia sido detido anteriormente, em 2020, e também responde a acusações de estelionato e uso de documentos falsos. Contra ele, haviam dois mandados de prisão em aberto, expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem de Capitais.