A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (5), uma operação conforme o Jornal da Manhã, da Rede Bahia, para investigar fraudes em licitações nas áreas da Educação e Saúde no município de Ibititá e outras seis cidades na Bahia, incluindo Camaçari, que fica na região metropolitana. A gestão de Salvador não é investigada, mas a PF cumpre mandados na capital.
Ao todo, 30 mandados de busca e apreensão são cumpridos. De acordo com a polícia, a investigação apura denúncias de licitação fraudulentas entre os anos de 2013 a 2020. As outras prefeituras que também são investigadas são: Ibititá, João Dourado, Irecê, Uibaí e Lapão.
Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias das fraudes, como elas eram praticadas, nem se há agentes públicos envolvidos. Também não há informações sobre mandados de prisão, nem sobre os materiais que foram apreendidos pela Polícia Federal.
A reportagem tenta contato com as prefeituras envolvidas nas investigações. Na capital, os mandados são cumpridos em um condomínio de luxo no bairro de Patamares.
No endereço, os agentes da PF não encontraram ninguém, por isso pediram o auxílio de um chaveiro para entrar no apartamento, porque eles têm mandado judicial.