sexta-feira 27 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Polícia Federal e BID unem forças contra crime organizado
quarta-feira 4 de setembro de 2024 às 16:37h

Polícia Federal e BID unem forças contra crime organizado

NOTÍCIAS


A Polícia Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) firmaram, na última terça-feira (3), memorando de entendimento com foco em implementar ações de segurança e policiamento no combate ao crime organizado e aos delitos ambientais na Bacia Amazônica.

O memorando de entendimento foi assinado pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e pelo representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, durante a XIV Cúpula Ordinária da Ameripol em Foz do Iguaçu (PR).

Em discurso, o diretor-geral da Polícia Federal, ressaltou como as cooperações estão alavancando um processo de transformação, estabelecendo um centro de integração e colaboração entre as polícias da América. “O apoio do BID tem sido decisivo para impulsionar iniciativas da Polícia Federal, como o programa Ouro Alvo e outros projetos junto ao Ministério da Justiça, e alavancar a integração econômica e o desenvolvimento”, afirmou Andrei Rodrigues.

“Com a parceria, é possível ampliar o alcance de nossos projetos e levá-los a outros países. É crucial pensarmos no conjunto, no bioma como um todo, e em ações integradas para a melhoria da segurança na região”, completou o diretor-geral da PF.

O acordo prevê a implementação de tecnologias para resolução de crimes, apoio na implantação de sistemas de inteligência policial, treinamento em metodologias inovadoras, desenvolvimento de projetos-piloto, e assistência técnica para a gestão de bancos de dados forenses e operações policiais.

As áreas de intercâmbio incluem aprimoramento da governança, gestão e planejamento, além do intercâmbio de dados entre polícias do Brasil, América Latina e Caribe.

A PF compartilhará conhecimentos e soluções operacionais inovadoras para prevenir atividades criminosas de modo inteligente, incluindo o programa Brasil MAIS – que usa monitoramento via satélite – e o programa Ouro Alvo, que permite rastreamento da origem do mineral com análise isotópica.

Veja também

Nasa diz que sonda que fez maior aproximação do Sol na história está ‘segura’

Após se tornar o objeto enviado por humanos a chegar mais perto do Sol na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!