sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação/PF
Home / NOTÍCIAS / Polícia Federal completa 80 anos e lança medalha comemorativa
quinta-feira 4 de abril de 2024 às 16:58h

Polícia Federal completa 80 anos e lança medalha comemorativa

NOTÍCIAS, POLÍCIA FEDERAL


A Polícia Federal (PF) realizou uma cerimônia oficial em comemoração ao seu 80º aniversário, nesta quarta-feira (3/4), no Edifício-Sede da corporação, em Brasília. A solenidade contou com a participação de autoridades e foi marcada pelo lançamento da Medalha Comemorativa dos 80 Anos da Polícia Federal, uma obra de arte que registra e eterniza a história da instituição. Na ocasião, foi realizada a descaracterização do par de cunhos originais da medalha, que assegura a limitação da tiragem, valorizando no mercado de colecionismo. A medalha está à venda no site do Clube da Medalha.

Em seguida, foi realizada a obliteração do selo comemorativo, lançado pelos Correios. O selo foi obliterado com o uso do carimbo comemorativo especialmente confeccionado para a ocasião.

Na cerimônia, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, enalteceu o compromisso da Polícia Federal com a preservação do estado democrático de direito, que tem sido evidenciado pela operação Lesa-Pátria e pela elucidação do caso Marielle Franco e Anderson Gomes, trazendo justiça e transparência para a sociedade brasileira.

Em seu discurso, o Diretor-Geral da PF, Andrei Rodrigues, destacou a trajetória de 80 anos da instituição, desde sua criação, em 1944, até os dias atuais. Citou algumas conquistas implementadas, como a reformulação dos cursos de formação, a modernização da governança e o compromisso com a transparência. Além disso, ressaltou a atenção aos servidores, com projetos de valorização e combate ao assédio.

Andrei enfatizou ainda o papel da PF no combate ao crime organizado, com base em responsabilidade, autonomia e qualidade da prova, reconheceu os desafios e responsabilidades perante a sociedade, e se comprometeu a continuar servindo com orgulho e dedicação.

Ao longo do dia, foi realizada uma exposição imersiva e interativa em frente ao edifício sede da PF, aberta ao público e aos servidores. A exposição contou com a participação de todas as diretorias do órgão, com exibição de equipamentos utilizados nas operações, além de itens históricos, fotos e informações sobre o trabalho realizado pela instituição ao longo dos anos.

Participaram da cerimônia o Ministro de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues; o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Antônio Amaro dos Santos; o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes; a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o Ministro Chefe da Advocacia Geral da União, Jorge Messias; o Presidente da Casa da Moeda, Sérgio Perini Rodrigues e o Presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!