quinta-feira 9 de janeiro de 2025
Foto: STJ/Reprodução
Home / JUSTIÇA / Polícia Federal aponta suspeita de corrupção e vazamentos em 14 processos do STJ
quinta-feira 9 de janeiro de 2025 às 07:36h

Polícia Federal aponta suspeita de corrupção e vazamentos em 14 processos do STJ

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Conforme reportagem de Mateus Coutinho, do portal Uol, a Polícia Federal aponta suspeita de irregularidades e possíveis crimes em ao menos 14 processos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ainda não descartou o envolvimento de ministros no esquema. Já foram pedidos a prisão de um lobista e o afastamento de cinco servidores.

O delegado Marco Bontempo listou os processos suspeitos ao determinar a operação da PF. A investigação teve como base análise feita pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de diálogos encontrados no celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em 2023 em Mato Grosso, além de sindicâncias internas do próprio STJ.

A investigação foca em processos nos gabinetes dos ministros Isabel Gallotti, Nancy Andrighi e Og Fernandes. A operação foi autorizada em novembro de 2023. Com anuência do ministro Cristiano Zanin, do STF, foi preso o empresário e lobista Andreson Gonçalves e foram afastados da função três dos cinco servidores do STJ listados pela PF.

Nenhum ministro do STJ é investigado. Suspeitas até o momento recaem sobre assessores que atuaram nos gabinetes deles. Nem todos os servidores que estariam envolvidos foram identificados pela PF e não foi descartado o envolvimento de ministros pelo fato de apenas uma amostra das conversas ter sido avaliada no inquérito até agora. O STJ foi procurado pela reportagem do Uol, mas não comentou sobre o caso.

Veja também

Carnaval Salvador 2025: moradores das áreas de restrição já podem solicitar credenciais com a prefeitura

Os moradores das áreas com restrição de circulação veicular durante o Carnaval de Salvador já …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!