Agentes da Corregedoria da Polícia Militar (PM) encontraram nesta sexta-feira (21) cerca de 70 euros, 36 dólares, 6.000 pesos colombianos e 25 ienes na cela do governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, preso no Unidade Prisional da Corporação (UP PMERJ) da Polícia Militar, em Niterói. O dinheiro que soma aproximadamente 500 reais foi encontrado durante uma vistoria no complexo.
A inspeção foi realizada com o apoio logístico do Comando Conjunto do Exército. Além do dinheiro encontrado na cela do governador, foram localizados sete aparelhos celulares e pequenos objetos proibidos, como uma pequena tesoura, seringas descartáveis e caixas de medicamentos.
A participação do Comando Conjunto, segundo nota divulgada pela PM, foi solicitada pelo Comando Geral da Polícia Militar. Participaram da operação 160 militares das Forças Armada e 100 policiais militares, da Corregedoria Interna e de unidades operacionais.
Ainda segundo a nota, o material apreendido será analisado por peritos, e os responsáveis pela posse dos objetos serão ouvidos e sofrerão punições disciplinares previstas na legislação penal e no regulamento interno da UP.
Pezão está numa sala de cadeia em uma ala reservada aos oficias da PM. Ele foi obrigado a usar o uniforme dos detentos e teve os cabelos cortar. O pedido de usar roupas próprias foi negado pelo diretor da unidade. No mesmo local, está o ex-procurador-geral da Justiça Claudio Lopes.