Todo motorista já se surpreendeu negativamente com um pneu furado, não é mesmo? A fabricante francesa Michelin foi pioneira na solução desse problema, com desenvolvimento de um pneu que não fura.
O Michelin Uptis foi apresentado pela primeira vez segundo Lara Moreno, da Vrum, em 2019. O protótipo do modelo chegou aos olhos do público no Movin’On, evento da marca em prol da mobilidade sustentável.
Trata-se de um pneu que não precisa ser enchido com ar, já que tem uma estrutura interna que é uma espécie de “trama”, produzida a partir de materiais com tecnologia inovadora e resistente. Assim, são eliminadas as revisões e manutenções regulares em aspectos como pressão de ar e a constante necessidade de calibração.
Por isso, é uma solução de pneu que não fura nem rasga, segura contra impactos nas estradas como pedras, buracos e objetos. Como o risco de avarias e furos na estrutura do pneu é reduzido, se torna ideal, sobretudo, para veículos de transporte de turismo e de condução autônoma, sem intervenção humana.
O Michelin Uptis é um grande aliado à sustentabilidade
Um dos aspectos mais legais sobre esta novidade é seu alto nível de sustentabilidade. Por não estragar com facilidade, há uma redução drástica de produção de sucata, que muitas vezes não é reutilizada. Isso significa a necessidade de um menor índice de itens de substituição e consequente redução na produção de resíduos e energia utilizados na produção de mais pneus.
Ainda pensando em um avanço sustentável, o pneu já é entregue conectado junto à roda. Esse conjunto é impresso em 3D a partir de matérias-primas renováveis e de origem biológica. Sua estrutura é composta por uma combinação de caucho e alumínio, para a roda, e para o pneu, um plástico reforçado com fibra de vidro, dando adeus à comumente utilizada borracha.
A proposta de implantação do pneu que não fura em grande escala é para o fim de 2023. Há o ideal de que já seja instalado direto de fábrica no carro elétrico da Chevrolet, o Bolt, na Alemanha. Ainda assim, já foram vistos testes com ele em alguns veículos no país germânico, desde viaturas policiais até vans de entregas. As expectativas para o futuro da criação são promissoras!