quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Home / JUSTIÇA / Pleno do TJ-BA elege novo juiz eleitoral do TRE-BA
quarta-feira 24 de março de 2021 às 10:48h

Pleno do TJ-BA elege novo juiz eleitoral do TRE-BA

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Plenário do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) elegeu Mário Alberto Hirs para o cargo de juiz eleitoral titular do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) pela classe de desembargador.

A eleição estava prevista inicialmente para acontecer no dia 14 de abril, mas foi antecipada para esta quarta-feira (24) diante do fim do mandato de Jatahy Fonseca no próximo dia 28. Dos 61 desembargadores, 51 participaram da votação. Hirs obteve 24 votos, José Cícero Landim 19 e Baltazar Miranda 8. Não houve votos brancos e nulos.

Mário Hirs é eleito para vaga de desembargador no TRE-BA
Mário Hirs é eleito para vaga de desembargador no TRE-BA / Foto: Nei Pinto/ TJ-BA

A eleição foi um marco na história do TJ-BA por acontecer em meio a uma pandemia, ser remota, sem campanha interna corpo a corpo. Além disso conforme o Bahia Notícias, foi marcada por um fato que constrangeu alguns desembargadores, que manifestaram preocupação com a possibilidade da participação do vice-presidente, desembargador Carlos Roberto, que está em Semi-UTI para tratamento da Covid-19. O candidato desembargador Baltazar Miranda, na sessão, ligou para o vice-presidente, e colocou no viva-voz o pronunciamento do desembargador, declarando o voto público, abertamente, em Baltazar. O candidato desembargador Mário Alberto Hirs afirmou que havia impedimento na votação por conta da licença médica.

A votação ainda foi marcada por dificuldades técnicas dos desembargadores em acessar o sistema de votação. O TJ-BA disponibiliza para os desembargadores que trabalham de casa uma rede de internet própria, com VPN.

Segundo o Bahia Notícias, a eleição só pode ser iniciada por volta das 10h, quando todos desembargadores tiveram acesso ao sistema. Essa eleição já é vista como um termômetro para eleição do novo presidente do TJ-BA, que ocorrerá em novembro deste ano. Os debates de quem serão os candidatos começarão a esquentar no segundo semestre. A desembargadora Ivone Bessa, mesmo em luto pela morte do marido, Carlos Magnavita por Covid-19, esteve presente na sessão virtual para participar da eleição.

Veja também

‘É injustiça tachar Forças Armadas de golpistas’, diz nova presidente do Superior Tribunal Militar

A presidente eleita do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, afirmou que é injusto chamar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!