sábado 1 de março de 2025
Foto: Vanner Casaes/Agência ALBA
Home / DESTAQUE / Plenário da AL-BA vai analisar três projetos do governo do estado
sexta-feira 10 de novembro de 2023 às 06:55h

Plenário da AL-BA vai analisar três projetos do governo do estado

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Em mensagens endereçadas ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o elevado apreço e a distinta consideração pelo corpo parlamentar da AL-BA, além de solicitar que a tramitação dos projetos sejam feitas em regime de urgência em virtude da relevância das matérias.

Os projetos encaminhadas foram os seguintes: o PL nº 25.108/2023 que prevê a alteração da Lei nº 13.201, de 9 de dezembro de 2014, que reorganiza a Polícia Militar; o PL nº 25.102/2023, que prevê a criação do lema “Vidas Alheias e Riquezas Salvar” para o Corpo de Bombeiros Militar; e o último de número 25.107/2023, que versa sobre a promoção de ajustes necessários na Lei no 14.585, de 29 de junho de 2023, com a estrita finalidade de incorporar substitutivo do Anexo de Prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2024, em prol da compatibilização com a estrutura programática do Plano Plurianual Participativo(PPA) para o quadriênio 2024-2027, objeto do Projeto de Lei no 25.042/2023 em trâmite nessa Casa Legislativa.

Bombeiros

O Projeto de Lei nº 25.102/2023 prevê a criação do lema “Vidas Alheias e Riquezas Salvar” para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado. A proposição altera a Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Militares.

Na mensagem enviada ao Parlamento, o governador Jerônimo Rodrigues explicou que o lema é um importante instrumento de divulgação institucional e a sua criação enaltece o papel social do Corpo de Bombeiros Militar na proteção da sociedade, estando em sinergia com a missão da corporação em preservar a vida, o meio ambiente e o patrimônio dos baianos e baianas. “A instituição de lema oficial e duradouro evita dispêndios ao erário com novas plotagens de viaturas, aquisição de novos backdrops e de outros equipamentos”, argumentou o chefe do Executivo.

De acordo com o texto, o estatuto passará a vigorar com o acréscimo do artigo 1º-B, que cria o lema oficial. Em parágrafo único, a proposição aponta que o lema poderá ser utilizado de forma concomitante com outros símbolos ou marcas da corporação por meio de impressos oficiais nas viaturas e equipamentos na divulgação pela imprensa e demais meios de comunicação, bem como em recursos audiovisuais, nas sedes dos aquartelamentos e nos uniformes.

Polícia Militar

Já o PL nº 25.108/2023 que prevê a alteração da Lei nº 13.201, de 9 de dezembro de 2014, reorganiza a Polícia Militar e prevê ajustes na estrutura organizacional da PM da Bahia. Entre as modificações propostas estão o remanejamento de unidades e a adequação de suas nomenclaturas. Ainda de acordo com a demanda, o projeto reflete o comprometimento do governo estadual com o aprimoramento da prestação dos serviços de Segurança Pública em todo o Estado.

PPA

Neste último projeto, ele altera a Lei nº 14.585, de 29 de junho de 2023, com o intuito de adequar as prioridades orçamentárias do Estado para 2024. A proposição, segundo mensagem enviada pelo governador Jerônimo Rodrigues, visa harmonizar a legislação com o Plano Plurianual Participativo (PPA) para o quadriênio 2024-2027, que está atualmente em trâmite na ALBA.

Na mensagem, o governador destaca a importância de alinhar as prioridades do Executivo estadual com as diretrizes orçamentárias, a fim de garantir uma gestão mais eficiente dos recursos públicos. O projeto insere um novo artigo e revoga um parágrafo único da Lei nº 14.585.

O novo artigo estabelece que as prioridades da administração estadual para o exercício de 2024 serão determinadas de acordo com as iniciativas do PPA 2024-2027. “A alteração visa alinhar o orçamento estadual com o Plano Plurianual Participativo, garantindo que as ações orçamentárias estejam em conformidade com as prioridades estabelecidas”, explicou Jerônimo.

Além disso, o projeto prevê que a vinculação das ações orçamentárias com as prioridades será demonstrada em um relatório a ser divulgado no site da Secretaria de Planejamento (Seplan) em até 15 dias após a publicação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Essa medida busca aumentar a transparência e o controle sobre como os recursos públicos estão sendo alocados em relação às prioridades estabelecidas.

O governador ressalta a importância dessas alterações para garantir uma gestão mais eficaz dos recursos públicos e o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Plurianual Participativo, que orientará as ações do governo estadual nos próximos quatro anos.

Veja também

CNJ afasta mais um magistrado suspeitos de envolvimento em fraude milionária na Eletrobras

Mauro Campbell, à frente da Corregedoria Nacional de Justiça, determinou nesta última sexta-feira (28) o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!