quinta-feira 19 de setembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Plataforma de Inteligência Artificial do TCM da Bahia é apresentada em Encontro Nacional
quarta-feira 7 de agosto de 2024 às 16:42h

Plataforma de Inteligência Artificial do TCM da Bahia é apresentada em Encontro Nacional

NOTÍCIAS


A plataforma de Inteligência Artificial do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, o “Barbosa”, foi apresentada durante o 1º Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas, realizado em Recife. O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), no início de agosto, para incentivar a adoção de novas ferramentas tecnológicas – entre as quais as de inteligência artificial – para agilizar e dar maior eficiência ao trabalho de fiscalização dos Tribunais de Contas.

O “Barbosa”, já usado pelo TCM, foi apresentado pelo diretor de Tecnologia da Informação da Corte, José Roberto Alvarez, durante o painel “Iniciativa de IA dos Tribunais de Contas”, coordenado pelo conselheiro Rholden Queiroz, presidente do TCE do Ceará. Em sua apresentação, Alvarez falou sobre as funcionalidades da plataforma, que tem o objetivo de auxiliar o corpo técnico na elaboração de documentos e relatórios e, ainda, de agilizar o trabalho de auditoria e fiscalização realizado pelo tribunal.

Foram apresentadas também outras funcionalidades da ferramenta, entre as quais a que permite, a qualquer pessoa com acesso ao site TCM, fazer consultas sobre jurisprudências – baseadas em pareceres jurídicos emitidos pela Assessoria Jurídica da Corte e nas respostas da Diretoria de Assistência aos Municípios a consultas formulados por jurisdicionados pelo canal “Fale com DAM”.

Para José Roberto Alvarez, a participação do TCM no encontro reafirma o compromisso da direção da Corte, e em especial do presidente, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, com a modernização da instituição. A meta, com a incorporação de inovações tecnológicas nos instrumentos de trabalho – disse –, é fazer do TCM referência entre os órgãos de controle externo. “O desenvolvimento e a utilização da mais moderna tecnologia nas rotinas de trabalho melhora a produtividade, a precisão e os resultados das ações de fiscalização e auditoria, e contribui para a transparência e a governança pública”, concluiu o diretor de TI do TCM.

Também participaram do encontro em Recife, realizado nos dois primeiros dias de agosto, pelo TCM, a superintendente de Controle Externo, Marilene Marques; o diretor de Planejamento e Gestão de Pessoas, Kleber Nogueira de Moraes; os responsáveis pela Assessoria de Informações Estratégicas, Valfredo Roque Pereira e Hélio Jorge Paixão; e servidores vinculados à Diretoria de Tecnologia da Informação, Mauro Portugal, Hélio Chaves e Melly Pedra Lordello.

Veja também

Por que a China decidiu elevar a idade para aposentaria e qual o impacto disso no país?

Ao elevar a idade de aposentadoria, a China alivia temporariamente seu sistema de previdência mas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!