O plantio de soja da safra 2023/24 atingiu 17% da área estimada no Brasil, avanço de 7 pontos porcentuais em relação há uma semana, disse hoje a consultoria AgRural, em nota. Os trabalhos de campo seguem atrasados em relação há um ano, quando 24% das lavouras da oleaginosa haviam sido semeadas.
Segundo a consultoria, ao longo da semana passada os trabalhos “perderam o fôlego” em diversos Estados, em razão de dificuldades climáticas, especialmente as causadas por altas temperaturas e irregularidade das chuvas, situação que pode levar ao replantio de algumas áreas em Mato Grosso.
A AgRural informou também que o plantio do milho verão no Centro-Sul do País alcançou 41% da área prevista até quinta-feira (12), ante 37% na semana anterior e 46% na comparação com igual período do ano passado.
No Sul, onde o plantio já está bem avançado, a alta umidade e a cigarrinha seguem no foco do produtor. Nos Estados do Centro-Sul de calendário mais tardio, a prioridade dada à soja limita o avanço inicial da semeadura do milho, como é tradicional nesta época do ano, informa a consultoria.