O Senado recebeu na manhã desta terça-feira (5) um pacote de três propostas de emenda à Constituição (PEC) que compõem o Plano Mais Brasil, elaborado pela equipe econômica do governo. As propostas têm objetivo de reduzir gastos obrigatórios, revisar fundos públicos e alterar as regras do Pacto Federativo. O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, entregaram as propostas para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também participou da cerimônia.
Para Paulo Guedes, o conjunto de medidas propostas pelo governo tem o potencial de “transformar o Estado brasileiro”. O ministro afirmou que os governos brasileiros sempre foram caracterizados por gastar mal os recursos públicos. Com o Plano Mais Brasil, acrescentou, o “Estado estará mais apto para oferecer à população um conjunto de serviços públicos que são urgentes e necessários”.
“A transformação do Estado é um ato de crença na democracia”, disse Guedes, em entrevista coletiva transmitida pela NBR.