O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou neste último domingo (30) conforme r Jéssica Sant’Ana, do jornal Valor, que o plano de transição ecológica que será apresentado pelo governo terá uma solução para que as empresas participantes façam transferência de tecnologia ao Brasil. Essa solução vai envolver, sinalizou o ministro, o mecanismo de compras governamentais.
As declarações foram dadas em entrevista à TV GGN. “Essa [transferência de tecnologia] é uma determinação do presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]. O presidente quer que transferência de tecnologia seja uma questão central do plano de transição ecológica”, disse Haddad.
Ele explicou que o modelo que está sendo desenhado vai envolver parcerias com empresas estrangeiras que possuem uma tecnologia que não existe no Brasil. “Temos condição de ser plataforma de produção e exportação de produtos ‘net zero’”, afirmou.
O plano de transição ecológica vem sendo coordenado pela Fazenda e deve ser lançado pelo governo no fim de agosto ou setembro.