Após audiência pública na última semana, a vereadora Ireuda Silva (Republicanos) intermediou, na última segunda-feira (20), uma reunião entre a comissão independente de guardas municipais e o presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB). O objetivo do encontro foi dar continuidade à discussão sobre a aprovação do plano de carreira da guarda.
Após a reunião considerada proveitosa, os guardas municipais afirmaram que se sentiram acolhidos e otimistas. Conforme Ireuda, o presidente Geraldo Júnior destacou que ia tratar do assunto com o prefeito Bruno Reis e sinalizou para uma nova agenda com a comissão independente e com a vereadora para dar retorno sobre a conversa com o prefeito e o secretário de Gestão, Tiago Dantas.
“Sem dúvida, demos mais um passo importante junto à comissão independente dos guardas municipais que pleiteiam a aprovação do seu plano de carreira. Desde o início, a comissão independente tem agido com moderação e respeito, buscando diálogo com seu chefe, o prefeito Bruno Reis”, pontuou Ireuda.
“Sempre tive muito respeito e admiração pelo trabalho da Guarda Municipal, que exerce um papel fundamental no funcionamento do município. São verdadeiros guerreiros que dedicam suas vidas e arriscam sua segurança para tornar Salvador uma cidade melhor e mais segura. Portanto, defendemos tudo o que vier em benefício de suas condições de trabalho e de vida”, acrescentou.
Em manifesto lançado recentemente, a comissão independente explica que “no ano 2018, o plano foi arquivado e através do diálogo foi conseguido o desarquivamento e criação da Comissão da Guarda Civil Municipal, publicada em Diário Oficial. No entanto, de lá pra cá, não houve mais reuniões e nem avanço nos diálogos com gestão tanto da guarda quanto da Prefeitura, especialmente com o secretário de gestão, senhor Tiago Dantas, que não aceita avançar nas mesmas e hoje segue dessa mesma forma, com os guardas municipais completamente desmotivados”.