A prefeitura de Salvador fez nova proposta aos servidores municipais para o projeto que retira gratificações e altera o plano de cargos e salários dos funcionários.
Nesta última sexta-feira (15), o encontro ocorreu na Secretaria de Gestão e durou quase quatro horas. O diretor do sindicato dos servidores (Sindiseps), Bruno Carinhanha afirmou que ainda existe um impasse, mas a proposta será encaminhada para assembleia nesta segunda-feira (18), às 14h.
“A prefeitura está propondo diminuir o nível dos servidores da saúde que hoje é de 5.5% para 2.5%, ficando igual para todos os servidores e mantendo automático, porém a depender da arrecadação municipal, se os índices arrecadatórios forem negativos, a prefeitura não pagaria”, explicou Carinhanha.
A prefeitura ainda propôs um avanço de 2.5% no mês de setembro, mas os servidores da saúde teriam reajuste de 5.5%. Já os aposentados ficariam com proposta de 0% novamente. E é aí que está o impasse. Segundo o sindicalista, a proposta ainda é ruim, principalmente para os aposentados. “Precisa achar uma solução para os aposentados, além de melhorar a situação dos demais servidores”, acrescentou.
Se a assembleia dos servidores deliberar a aceitação da proposta, uma emenda será acrescida ao projeto que está na pauta de votação da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (18).
O presidente da Câmara, Leo Prates (DEM), confirmou a votação. “Esse projeto tramitou por três comissões: CCJ, Orçamento e Saúde, sendo aprovado. Em todas houve votos em separados. Foi permitido aos servidores usarem a tribuna popular. O projeto de lei complementar encontra-se na Ordem do Dia. O colégio de líderes deliberou a votação para dia 18 e assim o faremos. A tramitação permitiu que cada vereador formasse sua opinião”, declarou Prates.