Dois meses após nomear um aliado de Arthur Lira para o comando do banco, o Palácio do Planalto destravou indicações do Centrão para as vice-presidências da Caixa Econômica Federal. Nos últimos dias, o governo Lula fechou uma lista com indicações para ao menos seis das 12 vice-presidências do banco público, na qual contempla até mesmo o PL de Jair Bolsonaro. As informações são de Igor Gadelha, do jornal, Metrópoles.
Segundo apurou a coluna, deputados da ala governista do PL indicaram um nome para a vice-presidência de Negócios de Varejo da Caixa. Trata-se de Paulo Rodrigo de Lemos Lopes.
A lista de indicações destravadas inclui também nomes apontados pelo Republicanos e pelo PP de Lira, que já havia emplacado Carlos Vieira no comando do banco, em novembro de 2023.
O Republicanos, por exemplo, apadrinhou a indicação de Marcelo Prata para a vice-presidência de Logística. Já o PP indicou Tarso Duarte para a vice-presidência de Negócios de Atacado.
Negociação
A negociação com os partidos foi liderada pessoalmente pelo presidente da Câmara. Após a divisão, Lira submeteu os nomes ao Planalto, que deu o aval para a Caixa fazer as trocas.
A coluna apurou que as indicações do Centrão e do PL devem ser sacramentadas em reunião do conselho de administração do banco público prevista para a próxima semana.
Veja a lista dos indicados:
Vice-presidência de Pessoas
Francisco Egídio Pelúcio Martins
Vice-presidência de Tecnologia e Digital
Laércio Roberto Lemos de Sousa
Vice-presidência de Logística, Operações e Segurança
Marcelo Campos Prata (indicado pelo Republicanos)
Vice-presidência de Negócios de Varejo
Paulo Rodrigo de Lemos Lopes (indicado pelo PL)
Vice-presidência de Agente Operador
Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho (indicado pelo PP)
Vice-presidência de Negócios de Atacado
Tarso Duarte de Tassis (indicado pelo PP)