segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Foto: Agência Brasil
Home / DESTAQUE / Planalto barra nomeação de médica por postagem a favor da Lava Jato
quarta-feira 11 de janeiro de 2023 às 15:59h

Planalto barra nomeação de médica por postagem a favor da Lava Jato

DESTAQUE, NOTÍCIAS, SAÚDE


Uma das maiores referências em vacinação do País, a pediatra Ana Goretti Kalume Maranhão foi barrada pelo Palácio do Planalto de acordo com  Julia Affonso, do Estadão, para chefiar o recém-criado Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde. O veto foi feito pela Casa Civil, pasta que dá a última decisão sobre escolhas para cargos comissionados. O ministério alegou que ela fez postagens com críticas ao PT e em defesa da Operação Lava Jato. Isso configuraria uma “restrição partidária”.

O Estadão ouviu profissionais da área de imunização que classificaram o veto como grave. A bióloga Natalia Pasternak, doutora em microbiologia pela USP e presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC), contou que soube do fato por meio de colegas da área. Segundo ela, a sensação é “de grande surpresa”, pois a nomeação havia sido “muito celebrada”.

Pasternak lembrou que as rixas do PT com Geraldo Alckmin, Simone Tebet e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foram resolvidas. “É só no primeiro escalão? Na parte técnica vai ter picuinha política? Não pode ser”, disse. “Espero realmente que eles reconsiderem. O PNI (Programa Nacional de Imunização) precisa de uma pessoa forte, comprometida e que conhece bem a estrutura. Essa pessoa é a Ana, a gente não tem dúvidas.”

Durante a transição, Pasternak se reuniu com a equipe do governo Lula e foi uma das defensoras da criação de um Departamento de Imunizações no Ministério da Saúde. A presidente do IQC afirmou que o veto “não têm absolutamente cabimento dentro do governo que o presidente Lula se propôs a fazer com tantos aliados que no passado criticaram fortemente o PT”.

“(Ana é) pessoa certa no lugar certo, na hora certa. É uma funcionária de carreira, com muita experiência de PNI, uma qualificação impecável. Sinceramente, ninguém entendeu”, disse. “É a pessoa mais indicada para estar à frente (do departamento).”

A médica compartilhou, em 2016, uma notícia a respeito do bloqueio que o então juiz Sérgio Moro havia determinado sobre a aposentadoria de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Veja também

Cultura da memória na Alemanha, 80 anos depois de Auschwitz

País cuida para que capítulo mais sombrio da sua história não caia no esquecimento. Mas, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!