terça-feira 24 de dezembro de 2024
Foto: Pedro França/Ag. Senado
Home / DESTAQUE / Planalto avalia nomes do PP, partido de Arthur Lira, para relatar arcabouço na Câmara
quinta-feira 30 de março de 2023 às 06:04h

Planalto avalia nomes do PP, partido de Arthur Lira, para relatar arcabouço na Câmara

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira, apontou ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo menos quatro nomes para relatar o marco fiscal na casa, segundo fontes do Palácio do Planalto.

São eles: os deputados Fernando Monteiro (PE), um dos mais próximos de Lira na Câmara; Claudio Cajado (BA), Julio Lopes (RJ) e o próprio líder da bancada, André Fufuca (MA).

Se confirmados um desses nomes, Lira conseguirá controlar com mais força a tramitação e principalmente o conteúdo da nova regra fiscal, que tende a ser modificado pelo Congresso.

A dúvida, porém, após a apresentação do arcabouço aos parlamentares é se o Legislativo caminhará para reforçar a proposta, tornando-a mais fiscalista; ou para torná-la mais expansionista em termos de gastos públicos, como o PT vem defendendo.

Segundo parlamentares com quem Caio Junqueira, do canal CNN conversou na noite desta última quarta-feira (29), só após apresentado oficialmente o projeto será possível ter essa percepção.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a equipe econômica até agora não apresentaram o documento, apenas as ideias gerais da proposta.

Fontes do governo consideram ser necessário que o relator seja do PP até como forma de acenar a Lira e garantir uma tramitação segura do texto na casa. Mas não está completamente descartado que um parlamentar de outra bancada seja relator.

O União Brasil, por exemplo, trabalha para emplacar Mendonça Filho (PE), diz Caio Junqueira, da CNN.

Veja também

‘É injustiça tachar Forças Armadas de golpistas’, diz nova presidente do Superior Tribunal Militar

A presidente eleita do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, afirmou que é injusto chamar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!