domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Bruna Prado/Deutsche Welle
Home / DESTAQUE / PL vê inelegibilidade de Bolsonaro como próximo passo de Alexandre de Moraes
quarta-feira 4 de janeiro de 2023 às 07:45h

PL vê inelegibilidade de Bolsonaro como próximo passo de Alexandre de Moraes

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Integrantes do PL, partido de Bolsonaro, estão certos segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, de que o próximo passo do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes, será tornar Jair Bolsonaro inelegível. Membros da sigla ainda avaliam que a chance de o ex-presidente ser alvo de prisão é real.

O alerta chegou ao grau máximo quando correligionários da legenda tomaram conhecimento de uma decisão de Moraes que autoriza a quebra de sigilo telefônico de oito bolsonaristas.

Como informou o site “Metrópoles”, a medida tem potencial de atingir o próprio ex-presidente e membros do núcleo duro de seu governo. Dois dias antes de acabar seu mandato, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos, sem data para voltar.

Advogados que trabalham para o PL contabilizam que existem mais de 30 ações só no TSE com potencial de tornar Bolsonaro inelegível.

Diante disso, o advogado Marcelo Bessa foi escolhido para ser o responsável pelas ações tidas como as mais “perigosas” contra o ex-presidente. Entre elas estão processos criminais, ações relacionadas à conduta de Bolsonaro na pandemia e o pedido de prisão preventiva de Bolsonaro feito pelo PSOL.

A Advocacia-Geral da União representou Bolsonaro em boa parte de ações durante seu mandato, mas, desde a semana passada, representantes do ex-presidente têm pedido ao órgão que desista de atuar em uma série de processos.

Veja também

Ex-chefes de Estado e governo denunciam invasão à embaixada da Argentina na Venezuela

O Grupo IDEA (Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas) emitiu um comunicado, neste último …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!