segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / PL receberá maiores puxadores de voto das eleições de 2018
quarta-feira 2 de março de 2022 às 18:08h

PL receberá maiores puxadores de voto das eleições de 2018

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo levantamento do jornal O Tempo, após abertura da janela partidária a partir nesta quinta-feira (3), o PL pode se tornar uma das maiores bancadas da Câmara dos Deputados e contar com os deputados mais votados nos principais colégios eleitorais do País em 2018.

A legenda tem hoje 43 parlamentares. No começo da atual legislatura, o PL contava com 33 deputados em sua bancada. Este fortalecimento ocorre após a chegada do presidente da República, Jair Bolsonaro, no final do ano passado.

O PSL, partido pelo qual boa parte da base do presidente foi eleita em 2018, o que inclui Bolsonaro, passou a se chamar União Brasil. Esta legenda conta com a união do PSL com o DEM, que foi oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 8 de fevereiro deste ano.

De olho nas eleições, o PL terá nomes que se destacaram na eleição de 2018. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, Eduardo Bolsonaro teve pouco mais de 1,8 milhão de votos há quatro anos. Entre os federais eleitos pelos paulistas, o filho do presidente foi o mais votado daquele pleito.

Entre os 10 mais votados em 2018, em São Paulo, aparecem do PL ainda Tiririca (453 mil votos), Policial Kátia Sastre (264 mil) e Capitão Augusto (242 mil).

Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do País, o mais votado em 2018 foi Marcelo Álvaro Antônio (230 mil). Cabo Junio do Amaral ficou em 7º lugar (158 mil). Ambos também seguem para o PL.

Já no Rio de Janeiro, o mais votado de 2018 foi Hélio Lopes (345 mil), fiel apoiador de Bolsonaro. Na 4ª posição, Carlos Jordy (204 mil), na 8ª colocação, Luiz Lima (115 mil), e na 10ª posição, Delegado Antônio Furtado (104 mil).

Na Bahia, não tem nenhum aliado de Bolsonaro ou integrante do PL entre os mais votados na eleição 2018. Já no Rio Grande do Sul, entre os 10 primeiros, aparecem: Onyx Lorenzoni (183 mil) e Giovani Cherini (151 mil).

Ex-apoiadores também conseguiram puxar votos

Entre ex-aliados de Jair Bolsonaro, Joice Hasselmann foi eleita com pouco mais de um milhão de votos, em São Paulo. A deputada foi a segunda mais votada para Câmara dos Deputados. Após deixar a base aliada do presidente, a parlamentar se filiou ao PSDB.

Na Bahia, a deputada professora Dayanne Pimentel teve mais de 136 mil votos, o que a colocou como 4ª colocada entre os eleitos da Bahia. Durante a atual legislatura, a parlamentar também se desentendeu com o núcleo bolsonarista. Atualmente, é apoiadora declarada de Sergio Moro (Podemos).

Veja também

Câmara de Salvador aprova orçamento de R$ 12,59 bilhões para 2025

A Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2025 foi aprovada pela Câmara Municipal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!