O deputado estadual Jurandy Oliveira (PP) protocolou projeto de lei (PL) determinando que a região administrativa do estado da Bahia seja considerada zona livre de aftosa, sem vacinação. Na proposição, protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o parlamentar afirma ter consultado o órgão técnico Empresa Brasileira de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) sobre a possibilidade da iniciativa.
“É bem verdade que, no Brasil, já não existem razões para essa vacinação, que maltrata os bovinos, encarece os custos e gera trabalho, em prejuízo da produção”, esclareceu.
Segundo Jurandy, o estado de Santa Catarina, que faz fronteira com países do Cone Sul, já era beneficiado por legislação semelhante, “e agora novos estados aderiram, como por exemplo o Rio Grande do Sul, Mato Grosso, parte do Amazonas, Pará, Rondônia e Acre”, informou.
O legislador destacou a importância da extensa produção de carnes bovinas e de leite, na Bahia, “merecendo igualar-se, competitivamente, no mercado do agronegócio e produção pecuária”.