O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, entrou com um pedido de cassação do mandato do deputado federal André Janones (Avante – MG) por quebra de decoro parlamentar. O pedido foi protocolado segundo O Globo nesta última quarta-feira (19), na Câmara dos Deputados, e vale para esta legislatura.
Na peça, o partido alega que o deputado teve práticas “incompatíveis com o exercício do mandato parlamentar”. Janones atua na campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tem sido acusado pelo partido de disseminar fake news contra a campanha de reeleição de Bolsonaro.
Nesta terça-feira, Janones participou de uma reunião da campanha com influenciadores e sugeriu uma série de ações para impulsionar as publicações a favor do petista nas redes sociais. As orientações vão desde ações centralizadas a dicas de publicar ou postar um conteúdo de acordo com o número de seguidores de cada perfil.
O deputado tem acompanhado o petista nos debates e encabeçado uma série de outras ações voltadas para a campanha nas redes sociais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já pediu explicações ao parlamentar sobre a divulgação de informações falsas contra a campanha do presidente, que tenta derrubar as redes de Janones
Procurado, o deputado afirmou que a ação é uma “retaliação” relacionada ao caso envolvendo meninas venezuelanas e Bolsonaro, quando o presidente disse que “pintou um clima” quando viu as garotas em um passeio de moto no entorno de Brasília.
“A referida ação não passa de retaliação política por eu ter denunciado o caso envolvendo Bolsonaro e uma adolescente de 14 anos. É sobre isso que o PL deveria se manifestar. Acredito que o processo será arquivado, já que o que fiz foi apenas trazer a público as declarações do próprio Presidente, sem qualquer manipulação das imagens ou da fala. Porém, ainda que eu fosse cassado, não me arrependeria. Entre um mandato parlamentar e o combate à pedofilia, fico com a segunda opção”, disse o deputado por nota.