O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, já definiu segundo a coluna de Igor Gadelha, quem será o líder da legenda na Câmara dos Deputados em 2024, ano marcado por eleições municipais.
Segundo apurou a coluna, o deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) será mantido no cargo de líder da bancada pelo terceiro ano consecutivo — ele está no posto desde 2022.
A permanência de Altineu, argumentam deputados, é “estratégica”. Isso porque o parlamentar seria hoje o que lida melhor com as duas alas da bancada: a bolsonarista e a governista.
O atual líder do PL é elogiado pelas diversas alas da sigla e até mesmo por outras lideranças do Centrão e da esquerda, justamente por manter uma postura conciliatória.
Diante desse cenário, parlamentares e caciques do PL avaliam que uma eventual mudança de líder poderia causar um “racha” na bancada de 95 deputados do partido.
Hoje, a bancada do PL é considerada uma das mais “complicadas” da Cãmara pela divisão entre quadros históricos da legenda, tidos como mais pragmáticos, e bolsonaristas, mais ideológicos.