Na figura do presidente estadual, José Carlos Araújo, o PL baiano esteve presente no lançamento da candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia em 2022, na manhã desta quinta-feira (2). Apesar do aceno a favor do ex-prefeito de Salvador, o apoio para o ano que vem continua em aberto, diz o Bahia Notícias.
O apoio do PL a candidatura de Neto já era dado como certo, mas o cenário mudou rapidamente com a chegada de Bolsonaro ao partido. Isso porque o presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, teria garantido que os liberais baianos romperiam a aliança. O PL deve ser o rumo de apoiar um candidato que dê palanque a Bolsonaro, e tudo indica que esse nome será o do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos).
Em conversa com o Bahia Notícias durante o lançamento, José Carlos Araújo não confirmou se a sigla vai caminhar com o ex-prefeito, apesar de afirmar que trabalha para isso. Segundo ele, o “momento é de ACM Neto” e que a Bahia precisa dele para “interromper o ciclo que está instalado há 16 anos”, em referência ao PT.
“Minha presença aqui é o comparecimento de um amigo que veio ao lançamento de Neto, mas o meu coração quer e estou trabalhando para que realmente o PL apoie Neto aqui na Bahia. Ele está gabaritado para ser governador”, afirmou.
Questionado se há um prazo no horizonte para uma definição sobre o apoio para 2022, ele ressalta que não há uma data específica e que o calendário eleitoral será usado para a decisão.
Netinho e Aleluia no partido
José Carlos Araújo sinaliza, ainda, que após a chegada de Bolsonaro no partido, alguns nomes já o procuraram para seguir o mesmo caminho. Além do cantor baiano Netinho, apoiador do presidente que deve se filiar em breve para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, o vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM) procurou Araújo.
O lançamento ocorreu no Centro de Convenções de Salvador, na Orla, na manhã desta quinta-feira (2), com presença de apoiadores e políticos.