sábado 21 de dezembro de 2024
Lula e Bolsonaro em momentos na presidência — Foto: Foto de arquivo
Home / DESTAQUE / PL, com 22 candidatos, e PT, com 13, são os partidos com mais derrotas no 2º turno
segunda-feira 28 de outubro de 2024 às 06:29h

PL, com 22 candidatos, e PT, com 13, são os partidos com mais derrotas no 2º turno

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Partidos que mais participaram de disputas de segundo turno neste último domingo (27), o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do presidente Lula da Silva (PT), foram também os que amargaram mais derrotas. O PL, que tinha 22 candidatos disputando prefeituras, elegeu seis e viu 15 saírem derrotados. Já o PT, que ainda tinha 13 candidatos nas disputas, conseguiu vitórias em quatro cidades, e teve derrotas em nove.

Ao todo, 50 municípios conheceram seus prefeitos neste segundo turno. Das 51 cidades que seguiam em disputa, apenas uma não tem resultado confirmado: Jundiaí (SP), onde Gustavo Martinelli (União), que está com a candidatura sub-judice, foi o mais votado.

Desempenho dos partidos no 2º turno

PARTIDO DISPUTAS DE 2º TURNO DERROTAS
PL 22 15
PT 13 9
União Brasil 11 5
MDB 10 3
Republicanos 6 3
PP 6 2
PSDB 5 2
PSB 2 2
PSOL 2 2
PSD 10 1
Podemos 6 1
PDT 3 1
Novo 2 1
Cidadania 1 1
PMB 1 1
Solidariedade 1 1
Avante 1 0

O partido de Bolsonaro também foi derrotado em colégios eleitorais relevantes de seus estados, como Santos (SP) e Santarém (PA), que foram visitados pelo ex-presidente na reta final da campanha.

Já o PT foi derrotado em três das quatro capitais que disputava neste domingo: Natal, Cuiabá e Porto Alegre. Além da vitória em Fortaleza, o partido de Lula venceu em outras três cidades aptas a ter segundo turno, por contarem com mais de 200 mil eleitores: Pelotas (RS), Camaçari (BA) e Mauá (SP).

Na contramão dos partidos de Lula e de Bolsonaro, o PSD, de Gilberto Kassab, teve um dos melhores aproveitamentos neste segundo turno. A sigla participava de dez disputas, e saiu derrotada em apenas uma: Canoas (RS).

O único partido que não teve nenhuma derrota no segundo turno foi o Avante. A sigla disputava apenas a capital do Amazonas, Manaus, com o atual prefeito David Almeida, que conseguiu se reeleger.

Veja também

Em discurso de despedida, Rodrigo Pacheco se pronuncia sobre ser ministro de Lula

Em seu último pronunciamento do ano —e talvez também no púlpito do Salão Azul como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!