quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / PL acionará PGR e Conselho de Ética contra Janones por ‘rachadinha’”
terça-feira 28 de novembro de 2023 às 06:01h

PL acionará PGR e Conselho de Ética contra Janones por ‘rachadinha’”

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Partido Liberal (PL) acionará a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Conselho de Ética da Câmara contra o deputado André Janones (Avante-MG). Áudios divulgados pelo portal Metrópoles revelam Janones sendo gravado ao solicitar uma parte dos salários de seus servidores para cobrir despesas pessoais.

O motivo para essa ação está no áudio atribuído a Janones, no qual o deputado supostamente pede que seus assessores transfiram parte de seus salários para que ele possa custear despesas pessoais. Essa prática, conhecida como “rachadinha”, configura enriquecimento ilícito e dano ao patrimônio público.

Janones teria afirmado que a cobrança não se trata de uma “rachadinha”, mas sim de uma contribuição para recuperar parte de seu patrimônio usado para financiar sua campanha à prefeitura de Ituiutaba (MG) em 2016.

Nesta terça-feira (28), o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR) também apresentou uma notícia-crime contra Janones. O ex-procurador da Lava Jato solicitou à PGR que investigasse as movimentações financeiras de Janones e seus assessores de 2016 até 2023, além de pedir a quebra do sigilo bancário dos servidores que atuaram no gabinete do deputado entre 2019 e 2023. Dallagnol também requisitou a quebra do sigilo fiscal de Janones de 2015 até 2023 para apurar suspeitas de caixa 2.

Após a divulgação do áudio, Janones negou as acusações, classificando-as como “fake news” e atribuindo a responsabilidade à “extrema-direita”. Em uma rede social, o parlamentar afirmou: “Hoje saiu uma matéria, que está sendo espalhada pela extrema-direita, que me acusa de rachadinha, coisa que eu nunca fiz. Para isso eles usaram uma gravação clandestina e criminosa, um áudio retirado de contexto e para tentar me imputar um crime que eu jamais cometi”.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!