O Banco Central anunciou na quinta-feira (4) que os correntistas poderão realizar o Pix por aproximação a partir de fevereiro de 2025. A autoridade monetária e o Conselho Monetário Nacional (CMN) editaram novas regras para ampliar o open finance, compartilhamento de dados entre as instituições financeiras, e permitir a modalidade.
Segundo comunicado divulgado pelo BC, as novas regras irão diminuir etapas nos pagamentos online e possibilitarão a oferta de Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets.
“A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira”, informou o BC.
O cronograma anunciado pelo BC é o seguinte:
• 31 de julho de 2024: regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), nome formal do Pix por aproximação;
• 14 de novembro de 2024: início dos testes pelas instituições financeiras, para garantir a segurança da funcionalidade;
• 28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população.
A entidade também publicou dados que mostram o crescimento na modalidade do pagamento por aproximação nas funções crédito e débito. No crédito, o salto foi de 23,1% para 31,1% nas transações nos últimos trimestres de 2022 e 2023. Já no débito, o crescimento foi de 24,4% para 35,2% das transações.