O diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire de Barros. representou o Diretor-Geral na Cúpula de Segurança e Justiça da América Latina e Caribe a Aliança por Segurança, Justiça e Desenvolvimento ocorrida nos dias 11 e 12/12 na cidade de Bridgetown, Barbados.

Na ocasião, juntamente com o Diretor do Instituto Nacional de Criminalista, Carlos Eduardo Palhares, foram apresentadas as melhores práticas da PF na proteção ao meio ambiente e aos povos amazonidas. Pontos de destaque nas apresentações foram o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI-AMAZÔNIA) e os projetos “Brasil MAIS”, Ouro Alvo e Madeira de Lei.
No encontro, ainda foi pactuada a Alianza, parceria entre o BID e países do Caribe e da América Latina para fomento do combate ao crime organizado na região.

Um dos objetivos centrais da Alianza é integrar governos, organizações multilaterais e sociedade civil. O grupo atuará baseado em três pilares: proteger populações vulneráveis, fortalecer instituições de segurança e justiça e reduzir mercados e fluxos financeiros ilícitos.
A Alianza contará com um comitê diretor e três grupos de trabalho técnicos envolvendo mais de 20 países. Esses grupos já estão propondo iniciativas direcionadas, que incluem reprimir a violência e o tráfico em comunidades em risco, melhorar os sistemas de segurança por meio de tecnologia e colaboração e coibir mercados ilícitos com ferramentas avançadas e coordenação.