O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski determinou nesta última quarta-feira (5) que a Polícia Federal abra um inquérito para apurar a atuação do crime organizado na distribuição de combustíveis. A investigação terá foco na formação de cartéis e na infiltração criminosa no setor.
“Decidimos hoje que faremos um subgrupo permanente para subsidiar as distintas autoridades de informações. E hoje determinarei à Polícia Federal a abertura de um inquérito sobre a atuação do crime organizado na distribuição de combustível. O crime organizado tem utilizado postos de combustíveis como fachada para lavagem de dinheiro e outras práticas ilícitas. Estima-se que mais de mil postos já estejam sob controle dessas organizações, o que afeta diretamente a concorrência, distorce os preços e compromete a segurança econômica do setor”, disse.
Lewandowski fez o anúncio em coletiva de imprensa após participar da primeira reunião do Núcleo Estratégico de Combate ao Crime Organizado, grupo criado pelo ministro em 17 de janeiro deste ano, e que visa integrar e elaborar estratégias para a atuação conjunta dos órgãos do MJSP no combate ao crime organizado.
Entre outras atribuições, o Núcleo deverá mapear os grupos criminosos e suas atividades, desburocratizar processos para a apreensão de bens dessas organizações e analisar propostas para enfraquecê-las e descapitalizá-las.