A Polícia Federal localizou nesta quarta-feira (15) partes humanas na área de buscas pelo indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips. Os dois estavam desaparecidos desde o dia 5 na terra indígena Vale do Javari, no Amazonas. A informação foi confirmada pelo ministro da Justiça, Anderson Torres. “Acabo de ser informado pela PF que remanescentes humanos foram encontrados no local, onde estavam sendo feitas as escavações. Eles serão submetidos à perícia. Ainda hoje, os responsáveis pelas investigações farão uma entrevista coletiva em Manaus”, informou.
??Acabo de ser informado pela @policiafederal que “remanescentes humanos foram encontrados no local, onde estavam sendo feitas as escavações”. Eles serão submetidos à perícia. Ainda hoje, os responsáveis pelas investigações farão uma entrevista coletiva em Manaus.
— Anderson Torres (@andersongtorres) June 15, 2022
Duas pessoas estão presas por suspeita de participação no assassinato. O pescador Amarildo Oliveira, conhecido como Pelado, foi detido no dia 7. Oseney da Costa de Oliveira, o Dos Santos, foi preso nesta terça-feira, 14. Ambos confessaram o crime. Os policiais já haviam localizado uma mochila e outros itens pessoais na área de buscas. Vestígios de material genético humano também foram encontrados no local.
Dom trabalhava para o jornal inglês The Guardian e vivia no Brasil desde 2007. Bruno trabalhou como servidor na Fundação Nacional do Índio (Funai) e coordenava a Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari). A região era alvo de violência e invasões frequentes de garimpeiros, pescadores e madeireiros.