A Polícia Federal faz uma operação na manhã desta terça-feira (26) para apurar irregularidades em licitações e desvio de verbas destinadas à compra de merenda escolar em 50 municípios do Estado de São Paulo.
Ao todo, agentes que fazem parte da Operação Cadeia Alimentar 2 cumprem 57 mandados de busca e apreensão e 27 de prisão temporária, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Ribeirão Preto (SP).
Na ação, investigadores coletam material para complementar informações que foram obtidas por meio de colaboração premiada de dois investigados pela PF e o Ministério Público Federal. Os suspeitos foram alvo dos agentes na primeira fase da Operação Cadeia Alimentar, deflagrada em maio do ano passado.
Os mandados são compridos em 27 cidades. Entre os alvos da operação estão empresários, lobistas, servidores e ex-servidores públicos, uma vereadora, ex-prefeitos, secretários e ex-secretários de Governo.
De acordo com a PF, os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitações, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e prevaricação. As penas somadas podem chegar a 28 anos de prisão.