quinta-feira 21 de novembro de 2024
Usina Fotovoltaica de Alto Rodrigues, no Rio Grande do Norte - Foto: Luiz Fernando Almeida Fontenele / Agência Petrobras
Home / NEGÓCIOS / Petrobras vai construir no Nordeste seu 1º projeto para produção de hidrogênio renovável
quinta-feira 10 de outubro de 2024 às 18:15h

Petrobras vai construir no Nordeste seu 1º projeto para produção de hidrogênio renovável

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


O primeiro projeto da Petrobras para produção de hidrogênio verde vai acontecer na Usina Termelétrica do Vale do Açu, em Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte. Com orçamento total de R$ 90 milhões, a chamada “planta-piloto” irá testar tecnologias para produção do combustível em larga escala.

O hidrogênio verde é um combustível renovável produtor de menos gás carbônico tanto em sua fabricação como em seu consumo, que gera vapor de água. Sua fabricação envolve quebrar moléculas de água por meio de uma corrente elétrica, para separar hidrogênio e oxigênio.

Para abastecer com eletricidade o projeto, a Usina Fotovoltaica de Alto Rodrigues, instalada no local justamente para fins de pesquisa e desenvolvimento, terá sua capacidade ampliada de 1,1 MWp (Megawatt pico) para 2,5 MWp. A produção do hidrogênio verde será assim sustentada com energia elétrica solar.

Para além da geração de energia, o hidrogênio verde da Petrobras será usado em testes do efeito da adição de hidrogênio renovável ao gás natural em microturbinas.

“É o primeiro passo para futuras iniciativas comerciais no segmento de hidrogênio sustentável. A produção de hidrogênio renovável a partir da eletrólise da água utilizando energia solar não apenas reduz a emissão de gases de efeito estufa, como também promove o uso de recursos naturais abundantes e sustentáveis no país”, afirma em nota o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

Veja também

Bolsas da Europa fecham em leve baixa, com riscos geopolíticos e CPI britânico no radar

As bolsas da Europa fecharam em leve baixa nesta quarta-feira (20), ainda de olho nas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!