A Petrobras iniciou o processo de contratação para retomada de obras do Polo GasLub, em Itaboraí, no Rio de Janeiro. A empresa lançou, nesta última quinta-feira (2), processo de licitação pública para contratação das empresas que vão realizar as obras de construção e de conclusão de unidades operacionais no Polo. Deverão ser gerados milhares de empregos, entre diretos e indiretos.
O Polo GasLub era chamado anteriormente de Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), projetado para o refino do petróleo e gerando produtos com alto valor agregado. As obras foram interrompidas em 2015, devido a desdobramentos da Operação Lava Jato, envolvendo diversas empresas com contratos no Comperj.
De acordo com a Petrobras, após a conclusão das obras, o conjunto de unidades terá capacidade aproximada de produzir 12 mil barris por dia (bpd) de óleos lubrificantes de Grupo II, além de 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação (QAV-1), de baixíssimo teor de enxofre.
A estimativa é que sejam gerados até 10 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de execução das obras.
Polo GasLub Itaboraí
Informações Gerais
Em sintonia com nossa atual estratégia, o antigo Complexo Petroquímico, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, passa por transformações e agora se chama Polo GasLub Itaboraí.
Novas soluções estão sendo avaliadas para o local. Estamos estudando a construção de uma planta de processamento de lubrificantes, a partir de interligações já existentes de algumas unidades do Polo com a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), permitindo a produção de lubrificantes e combustíveis de alta qualidade a partir de produtos intermediários da refinaria.
Também estamos analisando a possibilidade de construção de uma térmica em parceria com outros investidores para geração de energia a partir do gás do pré-sal processado no GasLub.
O local segue com as obras para concluir a construção do Projeto Integrado Rota 3, que inclui uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e um gasoduto. Previsto para ser concluído nesta gestão federal, o Rota 3 terá capacidade para escoar e processar diariamente 21 milhões de metros cúbicos de gás do pré-sal.
Quer saber mais? Temos um canal sempre aberto para ouvir as comunidades. Esclareça dúvidas, envie sugestões e reclamações ao Polo GasLub Itaboraí.
Fale com a gente: 0800 7289001 – opcao 4
Localização: Rodovia Estadual RJ-116 – Km 5,2 – Acesso A-1, s/n, Complemento
Sambaetiba – Zona Urbana do 4º Distrito de Itaboraí – RJCEP: 24841-203SAC: 0800 728 9001 – opção 4