As ações da Petrobras recuam após a notícia, publicada pelo O Globo, de que Adriano Pires desistiu de ocupar a presidência da empresa. O economista havia sido indicado pelo Palácio do Planalto para o cargo na semana passada, para substituir o general Joaquim da Silva e Luna.
Os papéis ordinários da companhia (PETR3) recuam cerca de 1,8%, enquanto os preferenciais (PETR4) operam em queda em torno de 2% por volta das 12h50. As ações já abriram o dia em queda após Rodolfo Landim, indicado para a presidência do conselho, ter recusado o cargo neste final de semana. A notícia da desistência de Pires aprofundou as perdas.
O movimento vai na contramão da alta do petróleo, que sobre no mercado internacional. O petróleo Brent, referência para os papéis da estatal, avança mais de 3% e é negociado na casa dos US$ 107 o barril.
O petróleo ganhou força nesta manhã, após o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmar que é “muito difícil negociar com a Rússia quando vemos o que eles fizeram na Ucrânia”. A fala renovou as apreensões dos investidores sobre a continuidade da guerra e seus efeitos sobre a oferta da commodity, uma vez que a Rússia é grande produtora de petróleo.