segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Petrobras Biocombustível obtém certificação para duas usinas de biodiesel
terça-feira 23 de maio de 2023 às 13:26h

Petrobras Biocombustível obtém certificação para duas usinas de biodiesel

NOTÍCIAS


Unidades de Montes Claros (MG) e Candeias (BA) estão habilitadas a operar como refinarias de óleos vegetais, de acordo com padrões internacionais

As duas usinas da Petrobras Biocombustível (PBio) em operação obtiveram selos internacionais para a produção de óleos vegetais (algodão, palma e soja). A ISCC (International Sustainability Carbon & Certification) é uma das mais tradicionais certificações existentes no mercado. Presente em mais de 100 países, os selos ISCC são aplicáveis para considerar a sustentabilidade de matérias-primas e produtos, incluindo o setor de bioenergia.

Candeias (BA) e Montes Claros (MG) adquiriram certificação ISCC EU, que abrange aspectos ambientais e sociais da produção de biomassa e é mais voltada para a exportação ao mercado europeu); e a ISCC PLUS, que certifica as matérias-primas, mais direcionada a mercados voluntários fora da União Europeia.

Produção em parceria com a agricultura familiar

Além dos óleos vegetais, as usinas da PBio usam gorduras animais e óleos residuais na cesta de matérias-primas. Em 2022, as duas unidades de biodiesel entregaram, juntas, 202 mil m³ de biodiesel, gerando uma receita líquida de R$ 1,46 bilhão. A maior parte veio da usina em Montes Claros (MG), que produziu, nesse mesmo período, 126 mil m³, sendo o restante (76 mil m³) produzido a partir da usina de Candeias (BA).

Atualmente, a PBio trabalha com cinco cooperativas da agricultura familiar, localizadas na Bahia, Alagoas e Sergipe. No ano passado, foram investidos R$ 30 milhões na aquisição de oleaginosas comercializadas por cooperativas da agricultura familiar e no fornecimento de assistência técnica, que foi viabilizada de forma gratuita para todos os agricultores familiares que originaram essas matérias-primas.

O fornecimento de assistência técnica é um dos pilares do Selo Biocombustível Social (também obtido pela PBio), pois permite que os agricultores tenham acesso a boas técnicas de cultivo, podendo aumentar sua produtividade.

Para o presidente da PBio, Rodrigo Hervé, a certificação ISCC é um marco para a produção de biodiesel no Brasil: “Os critérios de sustentabilidade, certificados internacionalmente na produção das usinas de Candeias e Montes Claros, atestam nosso compromisso com a redução de emissões de gases de efeito estufa, o uso sustentável da terra, a proteção de biomas naturais e os aspectos sociais de nossas atividades”, avalia.

Veja também

Filhos de Gandhy veta participação de transsexuais em desfile de Carnaval de Salvador

Os associados ao Afoxé Filhos de Gandhy foram surpreendidos segundo o jornal Correio da Bahia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!