Integrantes da bancada do PT na Câmara dos Deputados defendem segundo Bela Megale, do O Globo, que Lula contemple Arthur Lira (PP-AL) com um ministério no governo, após ele deixar a Presidência da Casa, no início de fevereiro.
A posição majoritária entre os deputados petistas é, conforme e a colunista do jornal, que, com Lira “na planície” e próximo de congressistas sobre os quais exerce influência, existe um potencial considerável de atrapalhar o governo. A leitura é que dentro da Esplanada dos Ministérios, Lira poderia até ajudar, já que o presidente Lula da Silva (PT) não tem apoio que precisa dentro da Câmara.
Entre as pastas que estão na mira do PP, partido de Lira, para ampliar sua participação no governo estão a da Saúde, foco constante de cobiça de centrão, e a da do Ministério da Agricultura, hoje comandada por Carlos Fávaro (PSD-MT).
Nesta última quinta-feira (9), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse à Globonews que Lula pode fazer a reforma ministerial ainda no mês de janeiro.