Lideranças petistas apostam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá repetir, em 2026, a mesma estratégia adotada pelo presidente Lula nas eleições presidenciais de 2018.
Na avaliação de caciques do PT, mesmo inelegível, Bolsonaro registrará segundo Igor Gadelha, do Metrópoles, sua candidatura à Presidência da República no TSE, assim como fez Lula em 2018, quando estava preso.
Caso o TSE indefira a candidatura do ex-presidente, como é o esperado, petistas apostam que Bolsonaro alcaçará seu vice na chapa como candidato ao Palácio do Planalto.
Petistas reconhecem que essa seria uma estratégia “inteligente”. A avaliação é de que, ao registrar a candidatura, Bolsonaro deve conseguir colocar seu vice no segundo turno.
Direita não bolsonarista teme candidatura de Bolsonaro
Como noticiou a coluna de Igor Gadelha, lideranças políticas de centro-direita temem que, mesmo inelegível, Bolsonaro se registre como candidato ao Palácio do Planalto em 2026.
Na avaliação de caciques da centro-direita, caso repita em 2026 o que Lula fez em 2018, Bolsonaro acabaria com qualquer chance de um candidato desse espectro político no pleito.
A avaliação é compartilhada por aliados do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que vem se colocando como possível candidato à Presidência em 2026.