Pessoas pretas ocupam apenas 1% dos cargos de alta liderança no Brasil, como presidentes e diretores executivos – 84% das posições de chefia são dominadas por brancos.
A maior recorrência de pessoas pretas ocorre segundo Pedro Gil, da Veja, em cargos terceirizados como portaria e manutenção, com 69% de ocupação, informa levantamento da consultoria Diversitera.
Infelizmente, a representação de pessoas pretas em cargos de alta liderança no Brasil ainda é muito baixa. De acordo com um levantamento recente, pessoas pretas ocupam apenas 1% dos cargos de alta liderança no país, como presidentes e diretores executivos. A maior parte dessas posições é ocupada por brancos, que representam 84% das posições de chefia.
No entanto, há algumas iniciativas e políticas afirmativas que estão tentando melhorar essa situação. Por exemplo, a EcoRodovias, uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do país, tem programas internos de capacitação e mentorias focados em acelerar a carreira de colaboradores negros com potencial de liderança