segunda-feira 20 de janeiro de 2025
Fotos: Divulgação
Home / CURIOSIDADES / Pessoas mais velhas do mundo; quem são e onde vivem os supercentenários; um deles fuma e come batatas fritas diariamente
terça-feira 24 de setembro de 2024 às 08:22h

Pessoas mais velhas do mundo; quem são e onde vivem os supercentenários; um deles fuma e come batatas fritas diariamente

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS, SAÚDE


Entre as pessoas mais velhas do mundo estão uma japonesa, uma norte-americana e uma brasileira. Apesar da genética influenciar na longevidade, alguns hábitos também podem ajudar você a chegar lá. Veja os segredos dessas centenárias!

Os supercentenários, aqueles com 110 anos ou mais, são monitorados de perto por grupos de relevância, como o GRC e o LongeviQuest. Segundo o Grupo de Pesquisa de Gerontologia (GRC), há 54 pessoas supercentárias. Do total, apenas um homem na lista, com documentos comprovados, sendo ele o mais jovem.

Segundo Waclaw Jan Kroczek, pesquisador polonês do grupo, o fato das mulheres viveram mais se dá por fatores comportamentais, estilo de vida e até mesmo diferenças biológicas. O Brasil tem uma representante no topo, Inah Canabarro Lucas, uma freira de 116 anos. Mas nosso país possui dezenas de outros e outras ‘supercentenários’, com mais de 120 anos, mas infelizmente sem documentos para comrovar a idade.

Mulheres no topo

Em entrevista ao portal g1, Waclaw explicou que pelo fato das mulheres terem dois cromossomos, há uma redução do risco de doenças genéticas.

As mulheres têm dois cromossomos X, enquanto os homens têm um X e um Y. Essa diferença pode fornecer às mulheres uma vantagem genética. Se existe uma mutação prejudicial em um cromossomo X, o outro X pode compensar, reduzindo o risco de doenças genéticas”.

Além disso, o estrogênio, principal hormônio feminino tem efeitos cardiovasculares protetores. Ele ajuda a regular os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Mas não é só a genética. Fatores comportamentais também influenciam. Segundo o polonês, os homens são mais propensos a adotarem comportamentos de alto risco, bem como consumir mais álcool e ter histórico de tabagismo.

Quem são

A lista é variada. Há pessoas que praticam exercícios físicos a vida toda, mas também aqueles que consomem açúcar e até mesmo fazem uso de cigarros.

  • Tomiko Itooka (116 anos): Tomiko praticava vôlei na escola e já escalou o Monte Ontake (altitude 3.000m) duas vezes. Hoje ela mora em Hyogo, no Japão;
  • Inah Canabarro Lucas (116 anos): em segundo lugar, sendo um mês mais nova que Tomiko, está a freira brasileira. Inah nasceu em São Francisco de Assis e morou no Uruguai. Hoje vive em Porto Alegre e já deu aulas de português e matemática;
  • Elizabeth Francis (115): a norte-americana nasceu em Louisiana e tinha apenas dois anos quando o Titanic afundou. Em entrevista ao “The Guardian”, Elizabeth já atribui a longevidade à sua fé. Elizabeth tinha uma irmã que viveu até os 106 anos;
  • Ethel Caterham (115): a britânica Ethel dirigiu até os 97 anos. Atualmente vive em uma casa luxuosa de repouso em Surrey. Para ela, o segredo de ser super centenária está em nunca discutir com ninguém. Uma de suas irmãs chegou aos 104 anos;
  • Okagi Hayashi (115): outra japonesa na lista é Okagi. Até os 80 anos ela viajava bastante e adorava praticar jardinavam. Com 112 anos, ela conseguia ler jornais e brincava de quebra-cabeças;
  • John Tinniswood (112): John Tinniswood é o único homem da lista. Morando em Southport, na Inglaterra, John adora comer peixe com batata frita e teve um único casamento que durou 44 anos. Ele também gosta de fumar cigarros.

Estilo de vida ajuda

Não há consenso entre os especialistas de truques que podem ajudar a viver mais.

Mas apesar disso, há algumas unanimidades entre os profissionais da saúde para uma vida mais longa.

Ter uma dieta com muitos nutrientes, realizar exercícios físicos diários, beber água e evitar açúcares, gorduras, drogas, cigarros e bebidas alcoólicas, pode te ajudar a chegar lá!

Inah Canabarro é a representante brasileira na lista. Ela tem 116 anos! Foto: Gerontology Research Group (GRG).

Inah Canabarro é a representante brasileira na lista. Ela tem 116 anos! Foto: Gerontology Research Group (GRG).
John é o único homem da lista. Foto: Gerontology Research Group (GRG).

John é o único homem da lista e ele adora comer batatas fritas e fumar cigarro diariamente – Foto: Gerontology Research Group (GRG).

Veja também

Com divisões, União Brasil se distancia de ‘superfederação’ com PP e Republicanos

Com uma série de divisões internas e ainda sem definir se estará ao lado do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!